A retenção hídrica, também conhecida como inchaço, é um inconveniente que acomete muitas pessoas. Ocorre em diversas partes do corpo, como pernas, barriga, braços e até no rosto. E as causas são muitas: a ingestão excessiva de sal, alterações venosas como varizes e trombose, alergias, obesidade e uso de medicamentos como antidepressivos.
Reduzir a ingestão de sódio, praticar atividade física regularmente e fazer drenagem linfática são ótimas alternativas para eliminar o excesso de líquido no corpo. Além disso, recomenda-se beber pelo menos dois litros de água por dia segundo a Organização Mundial da Saúde.
Ainda, realizar mudanças simples na alimentação diária alivia bastante a sensação de inchaço. O Guia da Semana listou 15 alimentos que te ajudam a desinchar. Confira!
Chá Verde
Rico em catequina, um fitonutriente com forte ação antioxidante, o chá verde acelera o metabolismo e queima gordura. Além disso, ele ainda ajuda a diminuir os níveis de colesterol. Pode ser preparado adicionando 2 colheres de sopa da erva em 1 litro de água fervida.
Abacaxi
O abacaxi facilita a digestão e desobstrui o fígado. A fruta possui bromelina, uma enzima anti-inflamatória que auxilia na absorção de vitaminas e alivia a prisão de ventre. Além disso, fazer chá com a casca da fruta é uma maneira excelente para turbinar a retenção de líquidos e ainda conter a vontade de comer doces.
Limão
Tomar água com limão todos os dias em jejum ajuda a acelerar o metabolismo e a perder peso. Isso porque essa bebida turbinada é carregada de vitamina C, evita a retenção de líquidos e aumenta a sensação de saciedade.
Abacate
O abacate é rico em ácidos graxos, ou seja, gordura de boa qualidade. É uma ótima fonte de vitamina C, magnésio e potássio. Caso você não saiba, a melhor forma de excretar o sódio - o maior responsável pela retenção de líquidos - é associar alimentos ricos em potássio com alta ingestão de água. O abacate e a banana são as frutas que mais contém potássio.
Manjericão
Apostar em temperos para incrementar a comida é uma boa pedida para diminuir o consumo de sal - um grande responsável pela retenção de líquidos. Além disso, o manjericão tem ação diurética e ainda é enriquecido com antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce.
Pepino
Além de ser muito bom para a pele e retardar o envelhecimento, o pepino ainda é diurético porque possui um grande percentual de água e ajuda a eliminar o excesso de acido úrico.
Cenoura
Além de ajudar na eliminação de resíduos, prevenindo infecções do trato urinário, o consumo de cenoura estimula o metabolismo, contribuindo assim para o emagrecimento. Ele dá uma turbinada no funcionamento do intestino, evitando aquele inchaço incômodo na barriga.
Água de coco
A água de coco é rica em vitamina C. Além disso, o potássio presente em sua composição auxilia no controle da pressão arterial e age como diurético natural.
Maçã
Por ser antiácida, a maçã ativa o fígado e dissolve o ácido úrico, responsável por reter líquidos no organismo. Porém, é recomendado apenas uma unidade por dia. Pois em excesso a fruta pode dar prisão de ventre.
Laranja
Além de possuir pouquíssimas calorias, a laranja é rica em fibras, o que nos proporciona saciedade e ainda dá um empurrãozinho para o intestino melhorando o seu funcionamento e nos livrando do inchaço na barriga. É uma ótima opção para o lanche da tarde ou da manhã.
Morango
O morango é super rico em vitamina C, polifenóis, flavonóides e ácido elágico, substâncias que aceleram o processo de eliminação das toxinas acumuladas no fígado e no intestino, melhorando o funcionamento do organismo como um todo.
Melancia
Além de limpar o estômago e o intestino, a melancia também inibe a fome. Sem contar que ela auxilia na eliminação de ácido úrico e na hidratação do corpo. Além de promover ação diurética, contém licopeno, que previne contra o câncer de próstata e mama
Mamão
O mamão possui em sua composição a enzima papaína, que ajuda na digestão, auxiliando a quebra das moléculas de proteína. Ao facilitar a digestão, o sódio é excretado pelo organismo com mais facilidade. O que nos ajuda com a retenção de líquidos. Além disso, a fruta também reforça o funcionamento do intestino.
Melão
Além de ajudar na desintoxicação alimentar, o melão ainda é um excelente hidratante corporal. É rico em fibras, o que ajuda a regular o funcionamento do intestino. E também contém potássio, que ajuda a equilibrar a pressão arterial e ajuda a combater a retenção de líquidos.
Hibisco
Graças ao seu sabor cítrico, o hibisco pode ser utilizado em drinks, saladas e xarope. No entanto, use com moderação, pois em exagero pode deixar a sua receita muito ácida. O chá de hibisco é uma ótima pedida para combater a retenção de líquidos.
Atualizado em 30 Mai 2018.