O envelhecimento é um processo natural do corpo humano e de todos os outros seres vivos. No nosso caso, os primeiros sinais da passagem do tempo se manifestam visivelmente na pele do rosto, pescoço, colo e mãos.
Isso acontece porque a derme vai perdendo gradualmente a capacidade de produzir sua oleosidade natural durante a vida. Além disso, há uma diminuição na produção de colágeno, a proteína responsável pela sustentação das células da pele.
Esse processo é inevitável e as ruguinhas cedo ou tarde farão parte da vida de todos. Mas existem alguns hábitos e cuidados básicos que vão retardar a flacidez da pele e a formação de linhas de expressão.
Para que o envelhecimento da pele aconteça mais lentamente, é necessário tomar uma atitude preventiva e começar a cuidar de sua saúde e de sua aparência o mais cedo possível, antes mesmo que o espelho comece a dar os primeiros sinais de que é hora de combater as marcas acumuladas pelo tempo.
Existem alternativas para reverter a situação e melhorar a aparência da pele, porém, existem cuidados muito simples que devem ser incorporados à rotina desde já.
1. Água, água e mais água
A recomendação geral de médicos e especialistas é que todos consumam ao menos dois litros de água por dia, mas há quem vá além disso para garantir uma pele mais saudável.
Renata de Oliveira tem apenas 23 anos, mas sua carreira de atriz teatral a faz cuidar muito de sua aparência. E foi lendo sobre o assunto na internet que viu a experiência de uma outra mulher, que sofria de enxaqueca. Como parte do tratamento, o médico recomendou a ingestão de três litros de água.
Os resultados positivos para a pele foram os mesmos notados pela paulistana. “Comecei a tomar três litros de água todos os dias durante duas semanas: no trabalho tracei uma meta de três garrafas de 500 ml pela manhã e mais três à tarde. Daí percebi que meu rosto ficou menos manchado e mais claro, e também notei uma melhora nas minhas olheiras. Minhas espinhas também diminuíram”, contou Renata.
2. Mantenha uma dieta saudável
O sábio ditado “você é o que você come” nunca fez tanto sentido quando o assunto é a aparência da pele. Os excessos cometidos com o cardápio vão interferir não apenas na capacidade de rejuvenescimento da pele, mas de todo o organismo. E não tem jeito: gordura, açúcar e alimentos industrializados fazem mal ao corpo.
Alimentos in natura, como legumes, verduras e frutas ainda são a melhor fonte de nutrientes que vão garantir o bom desempenho do metabolismo e, consequentemente, ajudar a garantir a firmeza da pele de todo o corpo. Por isso, consuma esses alimentos na maior quantidade que puder e procure uma fonte de proteínas nas carnes magras ou em leguminosas.
3. Muito cuidado com o sol
Parece clichê, mas o protetor solar deve ser usado diariamente, principalmente no rosto, pescoço, colo e mãos. Os raios UVA e UVB presentes na radiação solar prejudicam o colágeno, que sustenta a pele. Além dos riscos de câncer de pele e manchas, a exposição ao sol sem os devidos cuidados é também um potencial acelerador do envelhecimento da pele.
4. Evite o excesso de bebidas alcoólicas
O álcool é outro veneno para a pele. Ele se mistura à água nas células e as desidrata. Além disso, o álcool é um agente vasodilatador que altera a estrutura da pele. Portanto, evite consumir bebidas alcoólicas em excesso.
5. Limpeza é fundamental
A pele é diariamente exposta à poluição e outras partículas de sujeiras que podem entupir os poros e causar, além de acnes e cravos, uma obstrução para a respiração da derme. Por isso, lave bem o rosto e faça limpezas de pele periodicamente.
6. Procure um bom creme hidratante
Depois de limpa, a pele precisa de um creme para garantir sua hidratação, principalmente nos períodos mais frios do ano, em que a tendência ao ressecamento é maior. Até mesmo os tipos mais oleosos precisam ser hidratados com frequência. Não se esqueça que os cremes são específicos para cada região do corpo, como contorno dos olhos, rosto, mão, corpo e pés, e usar um produto inadequado em alguma região do corpo vai causar mais danos do que benefícios.
7. Pare de fumar
Em meio a tantos males causados à saúde pelo cigarro, basta observar o aspecto da pele de alguém que fuma há muito tempo. O cigarro dificulta a oxigenação das células e a circulação sanguínea, promovendo o aparecimento gradual de linhas de expressão e rugas profundas, além da aparência ressecada da derme. Se precisar de ajuda para parar, não hesite em procurar um especialista.
8. Não deixe suas horas de sono de lado
Noites mal dormidas são desastrosas para a pele e também para a saúde. Muitas substâncias, como o hormônio do crescimento (importante no combate ao envelhecimento das células) são sintetizadas pelo organismo quando estamos dormindo, e o corpo precisa do tempo adequado para realizar essas tarefas. Além disso, quem tem tendência a desenvolver olheiras vai sofrer ainda mais com a falta de horas suficientes de sono.
Demaquilante: o aliado das mulheres
Dormir de maquiagem é um atentado à saúde da pele. As partículas dos pigmentos obstruem os poros, do mesmo modo que a poeira e poluição. Para remover todos os resquícios de maquiagem, principalmente os invisíveis, use um produto específico para sua remoção.
10. Consulte um dermatologista
Ele é o único profissional capaz de avaliar as reais condições da pele de todo o seu corpo e destinar o tratamento individualizado e correto. Procure um dermatologista para uma ação preventiva, assim como é indicado fazer com outras especialidades médicas.
Atualizado em 13 Set 2015.