Um estudo divulgado recentemente pelo ACSM – The American College of Sports Medicine – revelou 10 tendências do mundo fitness para 2017. A pesquisa é baseada nas opiniões de mais de 1.500 profissionais da área de fitness e saúde de quase todo mundo, incluindo Estados Unidos, Canadá, China, França, Alemanha e Inglaterra.
O levantamento aponta que, pelo segundo ano consecutivo, os wearables são esperados como o que há de mais notável no mundo fitness. Isso indica que, ano após ano, as pessoas estão preocupadas em medir passos, calorias, batimentos cardíacos e outros indicadores pelos pequenos dispositivos. Quase sempre na forma de relógios, chegam a ter 18 sensores para medir o que acontece com o corpo humano.
Outro destaque da lista é que yoga, quem em 2016 estava em último lugar entre as top 10 tendências, subiu duas posições e ficou em oitava lugar. Isso indica que as pessoas estão entendendo que corpo são vai depender cada vez mais de mente sã.
Os treinamentos de força e de alta intensidade vão continuar em evidência, demonstrando que em 2017 as pessoas vão estar cada vez mais interessadas em performance e definição do corpo.
Confira na galeria a lista completa das 10 tendências do mundo fitness para 2017:
* Texto escrito por Mariana Caldas, do aplicativo MoovUp.
1. Tecnologia Wearable
As novidades “usáveis” continuam na liderança de tendências que vão dominar o mundo fitness em 2017. Pulseiras, braceletes, relógios e dispositivos acoplados ao corpo e monitorar a saúde. Eles são capazes de medir calorias, acompanhar frequência cardíaca, mensurar distâncias percorridas e velocidade média. Os dados são transferidos para o celular via bluetooth e ficam armazenado em apps, que podem ajudar profissionais a indicar o melhor estilo para vida saudável ou corrigir performances.
2. Treinamento com peso do corpo
Você pode estar na praia, no parque ou em casa, a grande vantagem de fazer exercícios usando o próprio peso do corpo é que você não precisa estar necessariamente na academia para treinar. A boa notícia é que eles são super eficazes para perda de peso e definição muscular.
3. 3. High-Intensity Interval Training (HIIT)
Quem disse que precisa ficar horas e horas na esteira para emagrecer? O HIIT, aliás, prova o contrário: exercícios aeróbicos realizados em máxima intensidade num curto período de tempo queimam mais gordura. Para saber tudo sobre o treinamento, clique aqui.
4. Profissionais certificados e habilitados
Procure sempre orientação de profissionais certificados e habilitados. São eles que podem preparar os melhores programas de treinamento de acordo com seu objetivo.
5. Treinamento de força
Como o próprio nome diz, o treinamento de força tem o propósito de deixar o praticante mais forte. Caracteriza-se por exercícios com muita carga e pouca repetição. É indicado para qualquer pessoa, já que treinar força melhora equilíbrio, agilidade, velocidade e coordenação motora.
6. Treinamento em grupo
Desenvolvidos considerando-se condições de saúde e objetivo de cada aluno, o treinamento em grupo é opção interessante para quem precisa de motivação e descontração para treinar. Para te ajudar, conheça o aplicativo Moovup. Nele, você encontra dicas de amigos e profissionais sobre vida saudável e também pode compartilhar suas experiências.
7. Exercício é remédio
Os exercícios físicos tendem a ser cada vez mais usados para recuperação de algumas doenças, inclusive degenerativas.
8. Yoga
Na lista de tendências para 2017, yoga sobe duas posições e mostra que o interesse das pessoas pela prática tende a aumentar. Isso porque é cada vez mais claro que corpo são depende de menta sã.
9. Personal Training
A tendência é individualizar cada vez mais os exercícios. O que pode ser eficaz para você, pode não ser para sua amiga e por aí vai. O ideal é sempre procurar um profissional que prepare um programa de atividade física personalizado de acordo com os objetivos, quadro de saúde e aptidão física da pessoa.
10. Exercício e perda de peso
Em combinação à reeducação alimentar e dietas, o exercício é um componente fundamental para perda de peso.
Atualizado em 14 Dez 2016.