Quem nunca desejou que o cabelo crescesse um pouco mais rápido depois de um corte mal sucedido? (nessas horas até as famosas simpatias entram no jogo, né?). Infelizmente não existe milagre que faça o cabelo crescer, mas felizmente existem formas de estimular o bulbo capilar para que os fios cresçam mais fortes e saudáveis – e até “mais rápido”!
Além de utilizar produtos adequados para o seu tipo de cabelo e evitar água muito quente, ter uma alimentação saudável e rica em nutrientes também é fundamental para a formação e manutenção do fio capilar. Ingerir nutrientes como ferro, magnésio, vitamina E, vitamina D e vitamina A, assim como proteínas e aminoácidos, auxilia – e muito – ma conquista do “cabelo perfeito”.
O Guia da Semana listou alguns alimentos que te ajudam a conquistar um cabelo mais sedoso, brilhante, macio, forte e saudável. Confira:
MORANGO
O morango é ótimo para quem deseja que o cabelo cresça. Por conter flavonoides e vitamina C, substâncias que ativam a microcirculação sanguínea no couro cabeludo, o morango tem o poder de fazer com que os fios cresçam mais rápidos, mais resistentes e menos sujeitos à queda, quebra e ao ressecamento.
CHÁ VERDE
Por apresentar um alto teor de polifenóis e ômega 3, o chá verde tem o poder de dar brilho aos fios. Sem contar que ele é super indicado para quem quer dar uma enxugada!
AVEIA
Rica em vitaminas do complexo B e zinco, a aveia ajuda no controle sobre as mudanças hormonais, que podem levar à queda e aos fios brancos antes do tempo. Além disso, o grão ainda contém silício, mineral capaz de estruturar a queratina, proteína que forma o cabelo.
CENOURA
A vitamina A presente na cenoura tem o poder de nutrir as células do couro cabeludo e de controlar a oleosidade natural do fio. Além disso, por ser rica em betacaroteno, a cenoura ainda age como um antioxidante que combate a ação dos radicais livres, evitando a queda dos fios.
PEPINO
Por ser fonte de silício e enxofre, o pepino tem o poder de deixar os cabelos mais fortes.
CASTANHA-DO-PARÁ
Além de ser extremamente saborosa, a castanha-do-pará é rica em zinco, que evita que o cabelo fique fino, quebradiço e sem brilho.
SOJA
Fonte de proteína, nutriente que compõe 97% do cabelo, a soja também contém biotina, um nutriente que previne que o cabelo fique quebradiço.
FEIJÃO
Além de ser uma combinação perfeita para o arroz, o feijão, fonte de aminoácidos, estimula o fortalecimento e crescimento dos fios.
ESPINAFRE
Além de ser extremamente saboroso, o espinafre é ótimo para o cabelo: por ser rico em ferro e clorofila, ele ajuda no equilíbrio da oleosidade do couro cabeludo, no fortalecimento da raiz e na normalização do ciclo do crescimento dos fios.
IOGURTE
As vitaminas do complexo B, presentes do iogurte, favorecem o depósito de queratina no fio, deixando-o mais encorpado e resistente. Além disso, o quitute ainda é rico em aminoácidos, que fortalecem a fibra capilar.
LARANJA
A pectina da laranja, a famosa parte branca que envolve os gomos, é rica em fibras que ajudam a eliminar do organismo as toxinas, que, em excesso, contribuem para o aumento da oleosidade e o aparecimento da caspa.
SALMÃO
Por ser rico em ácido graxo ômega 3 e selênio, o salmão pode conter inflamações, protegendo o couro cabeludo contra a radiação ultravioleta e melhorando a circulação e a chegada de nutrientes ao bulbo capilar.
AGRIÃO
Por ter ação anti-inflamatória, o agrião ajuda a evitar caspa.
OSTRA
Por ser fonte genuína de zinco e selênio, a ostra, que faz bem para a pele e unhas, tem o poder de reconstruir e protegem os cabelos.
VINAGRE DE MAÇA
Além de acelerar o metabolismo, o vinagre de maçã ainda age contra a queda dos cabelos
Atualizado em 1 Ago 2015.