Os cuidados com a alimentação para quem pratica esportes são essenciais. Pois, assim como um veículo precisa de combustível para funcionar, o corpo precisa de alimentos para garantir energia e manter a disposição. Quando o organismo tem os nutrientes necessários para manter seu bom nível de desempenho, o rendimento durante a prática de esportes aumenta.
Segundo a nutricionista comportamental, Patrícia Cruz, se a dieta não está à altura do gasto calórico provocado pelo exercício, o desgaste é muito maior e a qualidade é do exercício é muito menor.
Sempre pensando em você, o Guia da Semana, com a ajuda da nutricionista Patrícia Cruz, separou alguns alimentos que são indispensáveis para a dieta de um atleta. Confira:
Batata doce
Fonte de carboidrato, a batata doce pode ser consumida antes, durante e depois da atividade física para reposição dos estoques de glicogênio no fígado e músculos.
Frango
Proteína com baixo teor de gordura, o frango ajuda na síntese de proteína e na formação de músculo. Ou seja, ótimo aliado na recuperação muscular.
Frutas cítricas
Fontes de vitamina C, as frutas cítricas, como laranja, carambola e acerola, otimizam as funções do sistema imunológico.
Oleaginosas
Fontes de gordura mono e poli-insaturadas, as oleaginosas são fontes de energia ao longo do dia e durante o exercício.
Leite e iogurtes
Fontes de proteínas e cálcio, o leite e os iogurtes auxiliam na formação da massa muscular e também na saúde óssea.
Pães
Os pães restabelecem os estoques de glicogênio após o treino. Além de serem fontes de energia rápida durante o treino, eles também ajudam na recuperação.
Verduras e legumes
Fontes de vitaminas e minerais, as verduras e legumes atuam na regulação do metabolismo e na formação estrutural do corpo.
Banana
Por ser rica em carboidratos, vitaminas do complexo B e potássio, a banana é uma ótima opção de lanche pré-treino.
Chá verde
Além de melhorar a concentração, dando mais energia durante os treinos (por conta da cafeína), o chá verde ainda auxilia na recuperação do corpo, evitando depressão do sistema imunológico e danificação das células.
* Lembrando que ele pode ser consumido na forma de infusão ou em cápsulas.
Aveia
Além de ser rica em fibras, vitaminas e minerais, a aveia é um carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, demora mais para virar glicose no sangue e evita acúmulo de gordura.
Por A.
Atualizado em 7 Jul 2016.