Para quem está sempre na correria, mas também está na luta para emagrecer, o treino HIIT é uma ótima saída. Isso porque, o HIIT (High Intensity Interval Training) ou “Treino Intervalado de Alta Intensidade” proporciona ao metabolismo uma maior perda de gordura quando comparado com o exercício contínuo. Trata-se de uma aula feita em circuito funcional, rápido e intenso, podendo variar diversos estímulos, o que propicia a queima gordura.
A esteira e bicicleta ergométrica são duas boas aliadas para a prática do HIIT. Usando a inclinação e velocidade adequadas, no caso da esteira, e o aumento de carga e velocidade, na bike, é possível incrementar o treino e montar uma boa sequência de atividades.
Para Marcelo Santana, educador físico e coordenador da Planet Sport Academia, é importante o intervalo do HIIT alternando com treinos mais moderados. “Dessa forma o corpo se reprograma com o exercício intervalado, o que potencializa a queima de gordura”.
Confira 4 benefícios do HIIT training para a sua saúde:
CAUSA EFEITO EPOC
Por conta da maior intensidade, o treino vai proporcionar o efeito EPOC (Excesso de Consumo de Oxigênio) pós-exercício, o que provoca um “aumento” da atividade metabólica, que pode durar até 15 horas em casos de atividade intensa e intervalada. “Dessa forma, o aluno gasta mais carboidrato durante o exercício, mas vai metabolizar mais gordura durante o descanso”, enfatiza Santana. O metabolismo segue trabalhando após o final da atividade, ou seja, o corpo continua a gastar energia. "O exercício continua a fazer efeito, ou seja, o corpo continua a gastar gordura e energia após o treino, o que ajuda no emagrecimento”, completa.
É BOM PARA O CORAÇÃO
Santana defende que o HIIT é bom para o coração porque expõe o organismo a uma intensidade maior de esforço.
CONTROLA A VONTADE DE DOCES
Segundo o especialista, o HIIT é altamente indicado para o emagrecimento por suas propriedades fisiológicas. “O treino intervalado de alta intensidade ajuda a diminuir a vontade de comer doces e alimentos gordurosos”.
INIBE A FOME
De acordo com Marcelo Santana, o treino intervalado de alta intensidade atua como inibidor de fome. Isso porque o aumento da concentração da adrenalina inibe a fome e ajuda a perder gordura, inclusive, abdominal.
Por A.
Atualizado em 3 Nov 2016.