Para o empregado, o político faz a proposta de que ele assuma a responsabilidade do acidente, tendo em troca, além de seu habitual salário, uma grande recompensa ao deixar a prisão. Assim, Eyüp deixa sua família para pagar pelo crime do patrão. Durante esse período, no entanto, seu filho Ismail se mete em confusões e perde a vaga na faculdade. Desejando ter uma vida mais regrada, ele convence a mãe a pedir um adiantamento a Servet para que ele compre um carro.
Apesar de não concordar com o filho, Hacer acaba cedendo e pede o dinheiro. Porém, em troca, o político deseja ter um romance com a mulher e os dois passam a ter um caso. Como no caso dos 3 Macacos sábios, Eyüp nada vê, Ismail não fala nada do que sabe e Hacer não ouve os conselhos de ninguém. Com estas atitudes, a família não será mais a mesma depois que o pai sair da cadeia.
O filme turco 3 Macacos foi indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2008, levando o prêmio de melhor diretor, para Nuri Bilge Ceylan. O longa havia também sido escolhido pela Turquia para representar o país no Oscar 2009 e chegou a ficar entre os nove finalistas, porém não foi indicado ao prêmio de melhor filme estrangeiro.
3 Macacos
Diretor: Nuri Bilge Ceylan
País de origem: TUR/FRA/ITA
Ano de produção: 2008