Devidamente identificados por pulseiras, cada habitante tem sua roupa, comida e trabalho determinados pelo sistema controlado por Merrick. Não existe contestação, já que os agnatos acreditam que todo o cuidado é para livrá-los do mal. O único lugar externo não contaminado é A Ilha, onde somente as pessoas sorteadas na loteria têm acesso. Tudo continua caminhando perfeitamente bem, até que Lincoln Six-Echo (Ewan McGregor) começa a ter sonhos estranhos e passa a questionar o regime.
Sua curiosidade crescente o leva à descoberta de que tudo em sua vida é uma grande mentira e que ele e todos os residentes da instalação são mais valiosos mortos do que vivos. Com o tempo se esgotando, Lincoln e sua amiga Jordan Two-Delta (Scarlett Johansson) realizam uma ousada fuga para o mundo exterior, que nunca tiveram acesso. Mas o fato de saberem demais, coloca em risco a vida dos dois agnatos, que passam a ser implacavelmente perseguidos por agentes de Merrick. A luta agora é para sobreviver.
O longa é assinado por um dos mais bem-sucedidos diretores de filmes de ação, Michael Bay. O cineasta ficou conhecido por ter conquistado a maior bilheteria em 1998 com Armageddon, quando arrecadou mais de US$ 550 milhões, e por ter levado às telonas o acontecimento histórico de Pearl Harbor, um dos DVDs mais vendidos de todos os tempos. No elenco, o filme tem como protagonistas Ewan McGregor, que interpretou Obi-Wan Kenobi na trilogia Stars Wars, e Scarlett Johanson, indicada três vezes ao Globo de Ouro. O atual reconhecimento da atriz é por seu trabalho em Uma Canção para Bobby Long, que lhe rendeu a indicação no início deste ano.
A Ilha
Diretor: Michael Bay
Elenco: Scarlett Johansson, Ewan McGregor, Djimon Hounsou
País de origem: EUA
Ano de produção: 2005
Classificação: 12 anos