Constantino é a história de um livro esquecido. Um livro que começou a ser escrito em 1880 por Daud Constantino Al-Khoury, um dos únicos professores cristãos a ensinar na cidade de Homs do século XIX. Um livro que viajou em manuscritos para o Brasil em 1926, junto com o professor e sua família, que imigravam para começar uma nova vida em São Paulo.
Com a morte do professor em 1939, os manuscritos foram descobertos por acaso em São Paulo nos anos 60 por um diplomata sírio, Shakir Mustafá. Ministro da Informação em Damasco anos mais tarde, ele finalmente publicou o livro As Obras Completas de Daud Constantino Al-Khoury em seu país de origem: 500 páginas em árabe clássico, contendo poemas e as primeiras peças da história do teatro sírio.
Meio século depois, em 2001, Otavio Cury, um bisneto brasileiro de Daud Constantino Al-Khoury, chegou a Damasco para uma viagem de turismo. Sobre seu bisavô, sabia apenas que ele havia sido um professor. Na única noite que passou em Homs, o acaso lhe levou até o livro. Otavio volta ao Brasil com o livro e começa a traduzir a obra. Em 2009, com a tradução da obra em mãos, o diretor viaja a Síria novamente para procurar a memória viva de Daud Constantino Al-Khoury.
Trailer do filme
Constantino
Diretor: Otavio Cury
País de origem: Brasil
Ano de produção: 2011
Classificação: 14 anos