Durante as férias de verão de 1940, Allie e Noah se conhecem e começam a viver uma intensa paixão. O casal, no entanto, é separado pela arrogância de Anne, a mãe da moça - ela não admite que a filha rica e muito bem criada se case com um operário local. Para acabar com o romance definitivamente, a mãe resolve que a família deve deixar imediatamente a mansão onde está hospedada. A eclosão da Segunda Guerra Mundial também é um fator decisivo para que eles nunca mais se encontrem.
>> Confira as estreias da semana nos cinemas
>> Top 10 traz as maiores bilheterias do fim de semana
>> Veja os filmes que estão em cartaz na cidade
Anos depois, quando Noah volta da guerra, não sabe que Allie está novamente em Seabrooke, a cidade onde se conheceram. Mas, agora Allie está noiva de Lon, um soldado rico que conheceu quando serviu em um hospital. Décadas mais tarde, a idosa Allie sofre de mal de Alzheimer vive num asilo. Noah, que é um vendedor aposentado, a visita regularmente e lê para ela um caderno com antigas recordações. Neste Diário de Uma Paixão, ele tenta trazer de volta os momentos conturbados e intensos que viveram numa época em que juravam amor eterno e que a doença dela está apagando.
O filme é baseado no romance de Nicholas Sparks. Os longas Um Amor para Recordar e Mensagem de Amor também foram inspirados na obra do autor. O diretor Nick Cassavetes é filho de Gena Rowlands, que interpreta Allie na fase idosa. Quando jovem, o papel ficou com Rachel McAdams, a vilã adolescente de Meninas Malvadas.
Diário de uma Paixão
Diretor: Nick Cassavetes
País de origem: EUA
Ano de produção: 2004
Classificação: 14 anos