Eu me Lembro narra a vida de Guiga, um personagem que poderia ser qualquer um que passou da infância à fase adulta entre os anos 50 e 70. Mostra as descobertas sexuais, as aventuras autênticas, as desilusões de um garoto (ou de uma geração) que viveu a maior revolução de costumes do século XX, do movimento hippie à conquista da liberdade pelas mulheres. Ao mesmo tempo, retrata o que foi sonho, exagero, exacerbação de sentimentos.
Ao fundo, o filme relembra a passagem da alegria de crescer em um país que era o do futuro ao desespero de ver um governo autoritário em ação. Os fatos políticos nacionais alteram, de certo modo, o que se passa dentro da casa e da vida do protagonista. Ao mesmo tempo, ele se mantém firme aos seus ideais.
A fita foi a grande vencedora do Festival de Brasília de 2005 e só agora estréia. Levou para casa sete Candangos, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Prêmio da Crítica, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante. Foi dirigido pelo baiano Edgar Navarro, estreante em longas-metragens, mas já consagrado em produções de menor duração. Ele definiu o filme como um Amarcord baiano, em referência ao célebre título do cineasta italiano Federico Fellini.
Eu Me Lembro
Diretor: Edgard Navarro
Elenco: Eve
País de origem: BRA
Ano de produção: 2006
Classificação: 16 anos