No fundo do mar, em meio a destroços de naufrágios e plantas aquáticas está uma completa e moderna cidade submarina. Entre os interessantes negócios do lugar está um lava-rápido de baleias, conduzido por Sykes. Oscar, um peixe que é funcionário do lugar, sonha em ter uma posição melhor na cadeia alimentar e um apartamento com vista, mas está muito encrencando. Ele deve muito dinheiro ao patrão, que faz com as águas-vivas contratadas pelo tubarão mafioso Don Lino dêem um susto nele para nunca mais esquecer.
>> Confira as estreias da semana
>> Veja os filmes que estão em cartaz
>> Saiba quais foram os filmes mais vistos do fim de semana
>> Conheça as faces de Will Smith
Don Lino também tem sérios problemas com o filho Lenny. O tubarão cismou que é vegetariano e cabe ao cruel irmão Frankie ensiná-lo a caçar e a se comportar como um carnívoro cruel e destemido nos mares. O caminho deles se cruza e o falastrão Oscar é quem leva a pior. Lenny é desafiado por Frankie para que ele engula o peixinho, só que um acidente muda toda a situação. Quando uma âncora fere Frankie mortalmente, Oscar assume a culpa pelo crime e se torna uma celebridade por ter matado o filho do mafioso. Don Lino, por sua vez, não descansará enquanto não conseguir se vingar dele.
Além desses, há uma enorme quantidade de personagens em O Espanta Tubarões, como a sensual peixinha Lola, a amiga de trabalho de Oscar, Angie, entre outros. Em inglês, o time de dubladores inclui Will Smith, Angelina Jolie, Martin Scorcese, Renée Zellweger, Robert De Niro, Jack Black, entre outros. Em português, o ator Paulo Vilhena emprestou sua voz a Oscar. O longa foi produzido pela DreamWorks, mesmo estúdio de Shrek, e tem temática parecida com a concorrente e bem-sucedida parceria Disney/Pixar em Procurando Nemo.
O Espanta Tubarões
Diretor: Bibo Bergeron e Vicky Jenson
País de origem: EUA
Ano de produção: 2004
Classificação: Livre