O Espião que Sabia Demais é a adaptação assinada por Tomas Alfredson para o livro homônimo de John Le Carré. Carré começou a escrever romances de espionagem enqunato trabalhava no serviço de inteligência britânico e em todos os livros publicados surgia o mesmo personagem recorrente: George Smiley. Até que finalmente o personagem ganhou o status de protagonista em Tinker, Tailor, Soldier, Spy, título original do livro de 1974.
Na adaptação para as telonas que também traz no eleno o último vencedor do Oscar Colin Firth (por O Discurso do Rei), Smiley é interpretado por Gary Oldman - o Sirius Black da série Harry Potter, que voltará aos cinemas em 2012 no papel do Comissário Gordon de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge.
Na trama ambientada na década de 70, no período da Guerra Fria, George Smiley é um espião veterano da divisão de elite do Serviço Secreto Inglês. Apesar de estar aposentado, é chamado novamente pelo Governo para investigar a suspeita de um agente inglês que há anos trabalha infiltrado para os soviéticos. É um jogo de tensão e suspense, afinal, todos os suspeitos também são altamente treinados para dissimular e trabalhar em condições extremas. Todo cuidado é pouco e nenhum erro será admitido.
O filme rendeu a Gary Oldman a indicação ao Oscar de melhor ator, mas quem venceu foi Jean Dujardin, de O Artista.
Trailer do filme
O Espião que Sabia Demais
Diretor: Tomas Alfredson
Elenco: Tom Hardy, Gary Oldman, Mark Strong, Benedict Cumberbatch, Colin Firth
País de origem: EUA
Ano de produção: 2011
Classificação: 14 anos