O trabalho como pastores de ovelhas aproxima os jovens Jack (Jake Gyllenhaal) e Ennis (Heath Ledger) num verão da década de 60. Os dias solitários e as madrugadas frias em Brokeback Mountain fazem com que os caubóis estreitem uma relação que acaba na cama depois de uma noite congelante regada a bebida. Fortemente atraídos, os dois mantêm o caso em segredo, deixando o desejo incontrolável como um sentimento velado.
>> 10 filmes para entrar no clima da Parada Gay
>> Confira as estreias da semana
>> Saiba quais foram os filmes mais vistos do fim de semana
Separados quando o trabalho acaba, Ennis se casa com a noiva Alma (Michelle Williams) e Jack passa a ter uma relação estável com a bela e rica Lureen (Anne Hathaway). Com o passar dos anos, a relação parece esquecida no passado e as novidades e os filhos de cada um deixa O Segredo de Brokeback Mountain perdido em distantes memórias. O sentimento volta à tona quando Jack faz uma visita ao antigo amante e os dois resolvem retomar do ponto em que pararam.
Um fim de semana de pescaria reaproxima os caubóis, que jamais esqueceram o passado. A idéia de dividir uma casa, porém, assusta os rapazes, que sabem bem como a sociedade trata os homossexuais. Por paixão ou convenção, eles terão de traçar seus destinos, cientes das conseqüências que a relação pode acarretar.
O romance gay baseado na obra de E. Annie Proulx é uma das sensações do ano. Faturou o Leão de Ouro, quatro Globos de Ouro e disputou oito Oscars, o filme que mais recebeu indicações em 2006. O filme levou para casa as estatuetas de Melhor diretor, roteiro adaptado e trilha sonora original. Ang Lee é o mesmo diretor de O Tigre e o Dragão e Hulk e a dupla de protagonistas Jake Gyllenhaal e Heath Leadger arrancaram críticas positivas para o longa.
O Segredo de Brokeback Mountain
Diretor: Ang Lee
Elenco: Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Michelle Williams
País de origem: EUA
Ano de produção: 2005
Classificação: 16 anos