A imigrante albanesa Lorna tem um grande sonho de viver com seu namorado Sokol na Bélgica, onde juntos poderão cuidar de uma lanchonete. Para isso, eles economizam dinheiro e tentam um empréstimo para que possam manter o estabelecimento. Porém, eles precisariam ter cidadania belga, então pedem ajuda para o criminoso Fabio, que tem um esquema para o casal. Ele propõe que Lorna se case com um viciado em drogas belga em troca de dinheiro e, quando conseguisse a identidade nova, se livrasse dele e casasse com um russo, recuperando o que pagou.
Os dois aceitam a proposta, mesmo sabendo que o plano de Fabio é aproveitar o fato do marido, Claudy, ser um drogado, para matá-lo e agilizar o processo de legalização do russo na Bélgica. Enquanto Sokol trabalha fora do país para ter mais dinheiro, Lorna vive com o marido belga simulando um casamento natural. Aproveitando o fato de tê-la em casa, no entanto, Claudy pede ajuda para se livrar do vício. A princípio a jovem se convence de que é apenas uma desculpa, mas logo percebe que ele pretende mesmo levar uma vida normal.
Sensibilizada com o esforço dele, a mulher tenta encontrar uma forma de eles se separarem sem que seja preciso recorrer ao plano de Fábio, de matar o rapaz em uma overdose. Entretanto, aparentemente, nada do que ela fizer pode impedir a morte, e tentar ir contra este plano pode acabar com suas esperanças de ter sua lanchonete na Bélgica. O Silêncio de Lorna pode significar a condenação de Claudy, justamente no momento em que ele está decidido a mudar de vida.
Dirigido pelos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, O Silêncio de Lorna venceu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes de 2008, onde também concorreram à Palma de Ouro. Está é a quarta participação dos cineastas no evento francês. Antes, eles já haviam concorrido ao prêmio principal em 2002 por O Filho, além de levar a Palma de Ouro em 1999, com Rosetta, e em 2005, com A Criança.
Trailer do filme
O Silêncio de Lorna
Diretor: Jean-Pierre Dardenne,Luc Dardenne
País de origem: BEL/ING
Ano de produção: 2008
Classificação: 14 anos