Abram-se as cortinas... do banheiro! Depois de Psicose, de Alfred Hitchcock, os banhos de chuveiro nunca mais foram os mesmos. A imagem da faca se aproximando, a música estridente criando tensão e o grito da atriz Janet Leigh fizeram desta uma das cenas mais famosas e homenageadas do cinema.
O filme conta a história de uma secretária que rouba US$ 40 mil da imobiliária onde trabalha e foge. Ela sai dirigindo sem destino e acaba parando no Motel Bates, um lugar decadente na beira da estrada, para descansar. Lá, é recepcionada pelo simpático, porém estranho, Norman Bates, um tímido rapaz dominado pela mãe. Logo após o jantar, quando ela vai tomar banho... Bom, você já sabe o que acontece.
>> Guia do cinema em SP
O longa, de 1960, chocou muitas pessoas - algumas realmente ficaram com medo de entrar no chuveiro e o próprio Walt Disney chamou a obra de nojenta. Isso porque Hitchcock ainda tinha decidido fazer o filme em preto-e-branco para que a cena do banheiro não ficasse muito forte e visceral. O sangue que escorre pelo chão é na verdade calda de chocolate e o som das facadas foi captado usando um melão como vítima.
O diretor tinha hábitos excêntricos. Para garantir que o final da história ficasse em segredo, ele comprou os direitos do livro em que se baseou e também quase todas cópias que conseguiu encontrar. Outra de suas manias era sempre aparecer em alguma cena de seus filmes, o que se tornou uma de suas marcas.
Hitchcock nasceu na Inglaterra em 1899. Teve uma criação católica muito rígida e estudou em um colégio jesuíta. Em 1920 conseguiu seu primeiro emprego na indústria cinematográfica, fazendo o "cartão" que aparecia nos diálogos dos filmes mudos. Aprendeu então a criar roteiros, editar e dois anos depois se tornou assistente de direção.
Ele ficou conhecido como O Mestre do Suspense e dirigiu mais de 60 longas. Entre suas obras mais conhecidas estão O Homem que Sabia Demais, Festim Diabólico, Disque M Para Matar, Janela Indiscreta, Um Corpo que Cai e Os Pássaros. Todos eles têm cenas antológicas que foram e são copiadas e parodiadas até hoje. Apesar de ter sido indicado a 5 Oscar de Melhor Diretor, Hitchcock nunca levou uma estatueta, mas recebeu um prêmio pelo conjunto de sua obra. O cineasta faleceu em 1980.
Trailer do filme
Psicose e a obra de Hitchcock
Diretor: Alfred Hitchcock