Se você pensou que, depois de derrotar o malvado Lorde Farquaad, o ogro Shrek e a princesa Fiona viveriam felizes para sempre, está muito enganado. A vida idílica do casal não durou muito, pois logo depois da lua-de-mel receberam a visita de emissários do reino de Tão Tão Distante, a terra natal de Fiona. É que o rei Harold e a rainha Lillian querem rever a filhinha e conhecer o marido que ela encontrou. Obviamente, se eles soubessem a verdade, não fariam tanta questão disso. Shrek acha que Farquaad e o dragão já foram desafio suficiente e não quer enfrentar os sogros, mas Fiona faz valer sua vontade e, acompanhados pelo grudento e insuportável burro, lá se vão os dois para Tão Tão Distante, a terra das celebridades do mundo dos contos de fada.
>> Princesas de atitude dos cinemas
>> Confira as estreias da semana nos cinemas
>> Top 10 traz as maiores bilheterias do fim de semana
Como era de se esperar, os pais de Fiona não estão nada felizes com as escolhas da princesa - ainda mais porque havia um jeito para ela permanecer linda para sempre, caso tivesse recebido um beijo do Príncipe Encantado, justamente o filho da Fada Madrinha. Ele está furioso porque foi passado para trás; ela, porque não conseguiu casar seu rebento com Fiona; o rei, porque agora tem uma filha ogra e um genro totalmente sem modos. Tanta insatisfação assim só pode terminar em conspiração, e a Fada Madrinha, hábil produtora de poções e outras substâncias mágicas, fará sua parte enquanto Harold contrata um assassino profissional, o Gato de Botas. O zorro felino terá a missão de eliminar Shrek e garantir que, no fim, a princesa e o príncipe fiquem juntos, como em todo conto de fada.
Shrek 2 pode não ter uma cena tão hilária quando aquela em que Fiona espanca toda a gangue de Robin Hood, mas no geral é mais criativo e mais divertido que o primeiro longa com o ogro. O Homem-Biscoito, o Lobo Mau e os Três Porquinhos estão de volta e, dos personagens novos, o melhor, sem dúvida, é o Gato de Botas, que na versão original tem a voz de Antonio Banderas e, no Brasil, arranha um perfeito portunhol. Em certas cenas, os amantes de felinos certamente gostariam de poder levar o bichinho para casa. Não faltam as referências a outros desenhos animados e filmes como a trilogia O Senhor dos Anéis, e algumas não tão sutis indiretas à concorrente Disney (Sininho e a Pequena Sereia, por exemplo, se dão muito mal). Do jeito que o longa anda fazendo dinheiro, um terceiro filme é inevitável. E agora, quem teria o lugar que foi o burro em Shrek e do Gato de Botas em Shrek 2?
Shrek 2
Diretor: Andrew Adamson, Kelly Asbury e Conrad Vernon
País de origem: EUA
Ano de produção: 2004
Classificação: Livre