Guia da Semana

O segundo e último show da cultuada banda de rock The Rolling Stones em Nova Iorque, no Teatro Beacon, no outono de 2006, foi bastante diferente para o quarteto. Além de terem como convidado de honra o ex-presidente Bill Clinton, que comemorava seu aniversário, o evento contou com um enorme aparato de câmeras e técnicos para que fosse transformado em um documentário do renomado cineasta Martin Scorsese. A junção do alto rigor técnico e precisão do diretor com a total despreocupação dos músicos tem como resultado o filme The Rolling Stones - Shine a Light.

Durante apenas um show, o diretor revê a carreira de sucesso da banda que já tem mais de 45 anos de estrada. Com as participações especiais de artistas como a pop Christina Aguilera, o roqueiro Jack White e o ícone do blues Buddy Guy, os ingleses Mick Jagger, Keith Richards, Ron Wood e Charlie Watts apresentam no palco algumas de suas canções de maior sucesso, que, no filme, são intercaladas com algumas entrevistas marcantes da carreira dos quatro. Entre outras coisas, os jovens músicos dos anos 60 falam sobre suas expectativas na carreira e planos para o futuro.

The Rolling Stones - Shine a Light foi uma forma de Martin Scorsese relaxar após filmar o violento Os Infiltrados, pelo qual ganhou o seu único Oscar de melhor diretor. Os músicos já haviam participado de diversos documentários. O mais marcante, Gimme Shelter, mostra um assassinato durante o show por membros dos Hell Angels, que faziam a segurança. Scorsese também já filmou com músicos antes. Além de clipes para Michael Jackson, ele dirigiu recentemente o documentário No Direction Home, sobre Bob Dylan.

Trailer do filme

The Rolling Stones - Shine a Light

Diretor: Martin Scorsese

País de origem: EUA

Ano de produção: 2007

Classificação: Livre