Guia da Semana

A pluralidade artística de um dos maiores poetas brasileiros é retratada em Vinicius. Através de 14 depoimentos, as imagens de diplomata, autor teatral, crítico de cinema, letrista e um dos criadores da Bossa-Nova são formadas. Entre os que falam de Vinicius de Moraes, estão nomes importantes, como Chico Buarque, Antônio Cândido, Caetano Veloso, Ferreira Gullar, além de familiares, parceiros e outros amigos.

A trajetória de Vinicius contada no filme não se restringe a sua imensa carreira artística. Sua vida pessoal, marcada por muitas paixões, nove casamentos e amizades fiéis, também é lembrada. As imagens e depoimentos que contribuem para ilustrar a vida e obra do personagem são frutos do trabalho de três anos do cineasta Miguel Faria Jr. A evidente intenção do documentário é emocionar, mas também mostrar as múltiplas faces do poeta e fugir de estereótipos.

O documentário é costurado por um pocket-show em homenagem ao personagem. No palco, os atores Camila Morgado e Ricardo Blat conduzem os cantores convidados e declamam alguns poemas mais conhecidos de Vinicius. Além das imagens, a trilha sonora é outro ponto forte da produção. Como compositor, ele deixou um acervo de 400 letras de músicas, das quais muitas estão presentes no filme. Dez clássicos foram regravados por artistas como Adriana Calcanhotto, Zeca Pagodinho e Mariana de Moraes, neta do conhecido "poetinha".

Vinicius

Diretor: Miguel Faria Jr.

País de origem: BRA

Ano de produção: 2005

Classificação: 10 anos