Nem parece, mas já faz 13 anos que Gael García Bernal apareceu pela primeira vez nos cinemas como o desesperado Octavio em Amores Brutos, fazendo seu salto da televisão para as telonas com a bênção de outro mexicano, o diretor Alejandro González Iñarritu.
Hoje, aos 35 anos, Gael já soma seis grandes diretores no currículo (incluindo os brasileiros Walter Salles e Fernando Meirelles) e é um dos jovens atores mais requisitados de Hollywood, representando um perfil latino ousado e provocador. Atualmente, vem trabalhando em dois longas-metragens (Deserted Cities, de Roberto Sneider, e The Ardor, de Pabro Fendrik) e já está escalado para outros dois (Mozart in the Jungle, telefilme de Paul Weitz, e Desierto, dirigido pela nova promessa do cinema mexicano, Jonás Cuarón).
Conheça os 16 melhores filmes com Gael García Bernal:
O Crime do Padre Amaro
No final da década de 1940, um inspetor (Gael García Bernal) persegue o poeta chileno Pablo Neruda (Luis Gnecco), ganhador do Prêmio Nobel, por ter se juntado ao Partido Comunista.
Neruda
No final da década de 1940, um inspetor (Gael García Bernal) persegue o poeta chileno Pablo Neruda (Luis Gnecco), ganhador do Prêmio Nobel, por ter se juntado ao Partido Comunista.
Pronta Para Amar
Nova Orleans. Marley Corbett (Kate Hudson) é uma jovem divertida que tem medo de se entregar completamente em um relacionamento. Ela tenta usar o humor para impedir que os problemas se agravem, mas é pega de surpresa quando, ao visitar o médico Julian Goldstein (Gael García Bernal), descobre que está com uma doença grave.
Estás Me Matando, Susana
No final da década de 1940, um inspetor (Gael García Bernal) persegue o poeta chileno Pablo Neruda (Luis Gnecco), ganhador do Prêmio Nobel, por ter se juntado ao Partido Comunista.
No
O ator mexicano vive um publicitário que cria peças para estimular o povo chileno a votar pelo “Não”, para que o ditador Augusto Pinochet não continue no poder. Paralelamente, seu chefe trabalha na campanha pelo “Sim”.
Diarios de Motocicleta
Gael interpretou o revolucionário Che Guevara no filme de Walter Salles. O longa é baseado no diário do amigo de Che, Alberto Granado, que viajou com ele pela América do Sul quando eles ainda eram estudantes.
Desierto
Moises (Gael García Bernal) está viajando com um grupo de pessoas que tenta atravessar pela fronteira do México com os Estados Unidos, buscando uma nova vida no norte. No caminho eles se deparam com um solitário homem, Sam (Jeffrey Dean Morgan), que assumiu as funções da patrulha na fronteira em suas mãos racistas. Todos terão de achar um jeito de sobreviver nessa paisagem incrivelmente brutal antes do deserto consumi-los.
Amores Perros
Em plena Cidade do México, um terrível acidente automobilístico ocorre. A partir deste momento, três pessoas envolvidas no acidente se encontram e têm suas vidas mudadas para sempre. Um deles é o adolescente Octavio (Gael García Bernal), que decidiu fugir com a mulher de seu irmão, Susana (Vanessa Bauche), usando seu cachorro Cofi como veículo para conseguir o dinheiro para a fuga. Ao mesmo tempo, Daniel (Álvaro Guerrero) resolve abandonar sua esposa e filhas para ir viver com Valeria (Goya Toledo), uma bela modelo por quem está apaixonado. Também se envolve no acidente Chivo (Emilio Echevarría), um ex-guerrilheiro comunista que agora atua como matador de aluguel, após passar vários anos preso. Ali, em meio ao caos, ele encontra Cofi e vê a possibilidade de sua redenção.
Museu
Na manhã do Natal em 1985, os estudantes Juan Núñez (Gael García Bernal) e Benjamín Wilson (Leonardo Ortizgris) invadem o Museu Nacional de Antropologia na Cidade do México para roubar 140 peças pré-hispânicas de suas vitrines, como a máscara do Rei Pakal. Ao perceberem a gravidade de suas ações, decidem fugir. Enquanto isso, a polícia não suspeita que os autores do crime poderiam ser jovens inexperientes que vivem nos subúrbios da classe média.
Planeta Solitário
Gael vive Alex, um jovem que sai com a noiva para um trekking nas montanhas do Cáucaso. Lá, eles contratam um guia, mas algo dá errado e os dois enfrentam a maior crise que já viveram.
Conflito das Águas
História e atualidade se misturam no drama político de Icíar Bollaín. Gael interpreta um diretor de cinema que trabalha num filme sobre a conquista da América ao mesmo tempo em que, lá fora, explodem os protestos contra a privatização da água.
Ensaio Sobre a Cegueira
Na adaptação de Fernando Meirelles para o romance de José Saramago, o ator vive um homem que usa a violência para assumir o poder entre os outros moradores cegos da cidade, colocados em quarentena pelo governo.
Babel
Alejandro Gonzáles Iñarritu voltou a escalar Gael García Bernal neste drama dividido em três histórias paralelas. O mexicano vive o filho de uma empregada doméstica, que toma conta dos filhos de um casal americano enquanto eles viajam. No dia do casamento do filho, ela decide cruzar a fronteira com as crianças.
Sonhando Acordado
No longa romântico-surrealista de Michel Gondry, Gael interpreta Stéphane, um jovem introvertido que costuma mergulhar em seus sonhos para fugir da realidade. Quando ele se apaixona, seu desejo é levá-la até seu mundo sonhado.
Má Educação
O ator viveu um transexual neste drama de Pedro Almodóvar. No que foi considerado um filme autobiográfico, dois jovens trabalham num filme sobre sua infância, desenterrando lembranças de quando estudaram num colégio católico e sofreram abusos.
E Sua Mãe Também
O ator também trabalhou com Alfonso Cuarón no clássico “E Sua Mãe Também”. Seu personagem e um amigo (Diego Luna) conhecem uma mulher casada (Maribel Verdú), oferecem levá-la a uma praia que, na verdade, não existe, e partem numa viagem de descobertas.
Por Juliana Varella
Atualizado em 23 Out 2018.