O terror é um dos mais amados (e rejeitados) gêneros do cinema. É que, para evitar sustos e noites perdidas de sono, muita gente acaba fugindo desse tipo de longa. Mas quem disse que precisa ser assim?
Para você dar uma chance, o Guia da Semana selecionou 10 filmes de terror que não dão (tanto) medo. Confira!
Psicose (1960)
Depois de roubar 40 mil dólares na imobiliária onde trabalha, Marion foge e acaba tendo que passar a noite em um motel na beira da estrada, mas não sabe que o lugar guarda segredos assustadores. Clássico do mestre do terror Alfred Hitchcock!
O Bebê de Rosemary (1968)
Rosemary e seu marido mudam-se para um apartamento em Nova York, onde conhecem um casal de idosos que mora logo ao lado. Com modos no mínimos estranhos, eles logo invadem a privacidade de Rosemary: há algo assustador por trás disso e ela, grávida, começa a desconfiar dos enigmáticos vizinhos.
Carrie, a Estranha (1976)
Uma jovem dotada de poderes extra-sensoriais é rejeitada por todos. Durante a festa de formatura do colégio, ela é ridicularizada pelos colegas, o que desencadeia uma série de violentos acontecimentos orquestrados pela garota. Baseado no livro de Stephen King, o filme ganhou remake em 2013.
Drácula de Bram Stocker (1992)
No século XV, um líder e guerreiro renega a Igreja quando ela se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava. Amaldiçoado, o famoso Drácula perambula pelos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que sua noiva é a reencarnação da sua amada.
A Bruxa de Blair (1999)
Em Outubro de 1994, três jovens vão para a floresta de Black Hills filmar um documentário sobre a lenda local da Bruxa de Blair. Um ano após a partida dos estudantes, é encontrada a fita que documentou a arrepiante e assustadora viagem.
Deixe-me Entrar (2010)
Quando o solitário Owen conhece a misteriosa Abby, a amizade dos dois leva a um segredo inimaginável: Abby, na verdade, é uma vampira que deve lidar com o pai que comete assassinatos brutais para conseguir sangue para a filha.
A Casa Silenciosa (2011)
Sozinha em uma casa de campo, a jovem Sarah se vê incapaz de entrar em contato com o resto do mundo, em meio a eventos sinistros. Mal sabe ela o que a misteriosa casa lhe reserva.
O Segredo da Cabana (2012)
Um grupo de amigos isolados em uma cabana descobre que a viagem perfeita pode se transformar em algo que jamais imaginariam: muito sangue, morte, voodoo e acontecimentos sinistros.
A Mulher de Preto (2012)
Um advogado vai a uma pequena cidade para lidar com o funeral e os bens da misteriosa Alice Drablow, que faleceu há pouco tempo. Instalado na casa dela, ele passa a ser atormentado por barulhos e visitas terríveis. Gradualmente, junta as peças do quebra-cabeça que envolve um terrível segredo.
Somos o Que Somos (2013)
Em sua pequena cidade, a família Parkes é conhecida por sua discrição e reclusão. Com a brutal e inesperada morte da mãe, as filhas mais velhas Iris e Rose têm de tomar conta do irmão mais novo, Rory. Quando uma tempestade atinge a região, seus segredos são ameaçados pelas investigações das autoridades locais.
Por Ricardo Archilha
Atualizado em 14 Ago 2015.