Adaptações, sequências, remakes e spin-offs se tornaram tão comuns no cinema que está cada vez mais difícil encontrar filmes originais entre as estreias do ano. Pensando nisso, o Guia da Semana analisou os principais lançamentos de 2016 e descobriu quais deles não são baseados em trabalhos anteriores – sejam eles curtas, contos, livros, jogos ou outros filmes.
Ficaram de fora até mesmo longas de diretores que costumam escrever seus próprios filmes, como Pedro Almodóvar (“Julieta”, seu próximo longa, é baseado em contos de Alice Munro), e Tim Burton (“O Lar das Crianças Peculiares” é baseado num livro de Ramson Riggs). Confira a lista:
Dois caras legais
Escrito e dirigido por Shane Black (“Homem de Ferro 3”), “Dois Caras Legais” acompanha dois detetives particulares que descobrem uma conspiração enquanto investigam a morte de uma atriz pornô.
Previsão de estreia: 7 de julho
O sono da morte
Estrelado por Jacob Tremblay (“O Quarto de Jack”), “O Sono da Morte” conta a história de um casal que adota um menino cujos sonhos e pesadelos se tornam realidade quando ele dorme.
Previsão de estreia: 14 de julho
Demolition
Dirigido por Jean-Marc Vallée (“Clube de Compras Dallas”), o filme traz Jake Gyllenhaal no papel de um economista que vê sua vida desmoronar após a morte da esposa. Após enviar algumas cartas a um serviço de atendimento ao consumidor, ele acaba encontrando uma ajuda maior do que esperava.
Previsão de estreia: 4 de agosto
The neon demon
O diretor de “Drive” traz aos cinemas neste ano o thriller “The Neon Demon”, que concorre à Palma de Ouro. O filme traz Elle Fanning no papel de uma modelo que, após conseguir um emprego muito disputado, torna-se alvo da inveja de pessoas perigosas. Com Keanu Reeves, Christina Hendricks e Jena Malone.
Previsão de estreia: 1º de setembro
Kubo e a espada mágica
Do mesmo estúdio de animação que produziu “Os Boxtrolls” e “Coraline e o Mundo Secreto”, “Kubo e A Espada Mágica” narra as aventuras de um menino que vive contando histórias com a ajuda de um instrumento mágico. Um dia, um antigo espírito retorna ao mundo e ele parte numa jornada para enfrentá-lo.
Previsão de estreia: 13 de outubro
Café society
O novo filme de Woody Allen, que abrirá o Festival de Cannes, traz Kristen Stewart e Jesse Eisenberg nos papéis principais. Ele é um jovem que vai trabalhar em Hollywood nos anos 30, onde se encanta pela indústria do cinema e pela sociedade cultural, mobilizada em torno dos cafés locais.
Previsão de estreia: 27 de outubro
Allied
No novo longa de Robert Zemeckis (“De Volta Para o Futuro”, “A Travessia”), escrito por Steven Knight (“Pegando Fogo”), Brad Pitt interpreta um espião franco-canadense que se casa com uma agente francesa (Marion Cotillard) após uma missão em Casablanca. Quando seus superiores sugerem que ela pode ser uma espiã nazista, ele inicia sua própria investigação.
Previsão de estreia: 24 de novembro
La La Land
Depois do sucesso de “Whiplash”, Damien Chazelle apresenta seu novo trabalho, novamente cercado por música. Em “La La Land”, uma comédia musical, um pianista (Ryan Gosling) se apaixona por uma aspirante a atriz (Emma Stone) em Los Angeles.
Previsão de estreia: 15 de dezembro
Midnight Special
“Midnight Special”, como outros tantos filmes que fogem do óbvio, ainda não tem data para estrear no Brasil, mas temos a esperança de vê-lo ainda este ano, pelo menos, em serviços de streaming. O filme acompanha um pai que tenta fugir, com o filho, do governo e de cultos extremistas que querem explorar os poderes especiais do menino.
Previsão de estreia: sem data
Aquarius
Indicado à Palma de Ouro, o novo longa de Kléber Mendonça Filho (“O Som ao Redor”) traz Sônia Braga no papel de uma viúva, crítica musical, que é a última moradora de um antigo edifício e tenta resistir às investidas de uma companhia que já comprou todos os outros terrenos à sua volta.
Previsão de estreia: sem data
Por Juliana Varella
Atualizado em 31 Mai 2016.