O Festival de Cannes, um dos mais prestigiados no mundo, reúne todos os anos as primeiras sessões dos principais filmes que rodarão o mundo em festivais pelos próximos meses – alguns dos quais poderão chegar aos cinemas entre este e o próximo ano. A 68ª edição acontece entre os dias 13 e 24 de maio e traz 19 filmes competindo pela Palma de Ouro, além de outras dezenas de títulos espalhados em mostras secundárias. Entre tantas novidades, confira 10 destaques que prometem dar o que falar:
A Tale of Love and Darkness (Natalie Portman, EUA-Israel)
A atriz israelense Natalie Portman (que se mudou para os EUA ainda muito jovem) estreia na direção com a biografia de seu conterrâneo Amos Oz. O filme, cujo roteiro ela mesma adaptou, acompanha a trajetória do escritor desde a infância e mostra seu papel na luta entre Israel e Palestina. Portman também atua como a mãe do protagonista.
Amy (Asif Kapadia, Reino Unido)
O esperado documentário sobre a cantora e compositora Amy Winehouse, do mesmo diretor de “Senna”, já chega carregado de polêmicas, tendo sido duramente criticado pelo pai da artista. O filme reúne depoimentos de amigos e familiares e procura analisar as condições (de vida e trabalho) que levaram à sua morte precoce, aos 27 anos.
Carol (Todd Haynes, EUA-Reino Unido)
Depois de levar o Oscar por “Blue Jasmine”, Cate Blanchett interpreta uma mulher casada que se apaixona pela atendente de uma loja de departamentos (Rooney Mara) no novo filme de Todd Haynes. O longa se passa nos anos 50 e é um dos mais aguardados do festival.
Il racconto dei racconti / The Tale of Tales (Matteo Garrone, Itália-França-Reino Unido)
A fantasia dos contos literários invadiu a Croisette este ano, com “As 1001 Noites”, de Miguel Gomes, e “Il Racconto dei Racconti”, de Matteo Garrone. Este último, do mesmo diretor de “Gamorra”, promete ser extravagante e sangrento, como um “Guerra dos Tronos” reescrito pelos irmãos Grimm. Com Salma Hayek, Vincent Cassel e John C. Reily.
Irrational Man (Woody Allen, EUA)
Como é de praxe, todos os anos temos um novo filme de Woody Allen e, desta vez, ele será exibido fora da competição (ao lado de “Mad Max: Estrada da Fúria”, “Divertida Mente” e “O Pequeno Príncipe”). Allen repete a parceria com Emma Stone (“Magia ao Luar”) e a coloca ao lado de Joaquin Phoenix, numa dupla que tem tudo para brilhar nas telas. Ele vive um professor de filosofia deprimido e ela interpreta uma de suas alunas.
La Giovinezza / Youth (Paolo Sorrentino, Itália-França-Suíça-Reino Unido)
Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com “A Grande Beleza”, Paolo Sorrentino retorna a Cannes com seu novo trabalho, “La Giovinezza” (A Juventude). O filme traz Michael Caine e Harvey Keitel como dois grandes amigos de férias num hotel - um ainda trabalha como cineasta, enquanto o outro é um maestro aposentado, que recebe um pedido para se apresentar novamente.
Macbeth (Justin Kurzel, Reino Unido-França-EUA)
Mais uma adaptação da tragédia de Shakespeare chega a Cannes, causando furor antes mesmo de começar. O diretor, Justin Kurzel, já chamara atenção no festival com seu longa de estreia, “Snowtown”, e agora apresenta seu segundo filme com um elenco encabeçado por Michael Fassbender e Marion Cotillard. Precisa de mais?
Sicario (Denis Villeneuve, EUA)
O novo filme de Denis Villeneuve (“Os Suspeitos”) pode ser um sucesso absoluto ou um fracasso completo. Com uma pegada mais hollywoodiana do que normalmente se vê em Cannes, “Sicario” reúne Emily Blunt, Josh Brolin e Benicio Del Toro numa história de agentes federais americanos contra um cartel de drogas no México. Seja qual for o veredicto, este é um filme que não vai passar batido.
The Lobster (Yorgos Lanthimos, Grécia-Reino Unido-Irlanda-Holanda-França)
A nova onda do cinema grego vem se destacando bastante em festivais internacionais e um dos seus nomes mais fortes é Yorgos Lanthimos (“Dente Canino”). Em seu novo longa, falado em inglês e claramente voltado para o público internacional, ele constrói um futuro no qual as pessoas são obrigadas a encontrar seus pares até uma certa data, caso contrário são transformadas em animais e jogadas na selva (o título significa, literalmente “a lagosta”). Colin Farrell, Rachel Weisz e Léa Seydoux estão no elenco.
The Sea of Trees (Gus Van Sant, EUA)
Matthew McConaughey, Ken Watanabe e Naomi Watts estão no novo drama de Gus Van Sant (um dos queridinhos de Cannes). McConaughey, vencedor do Oscar por “Clube de Compras Dallas”, interpreta um americano que se perde na base do Monte Fuji, numa área conhecida tanto como “mar de árvores” quanto como “floresta do suicídio”. Lá, ele conhece um japonês que também está refletindo sobre a vida e a morte.
Por Juliana Varella
Atualizado em 13 Mai 2015.