Que o universo cinematográfico é incrível, todo mundo sabe e ninguém duvida. Não é à toa que a sétima arte atrai tantos amantes. Afinal, os filmes também nos ensinam, nos mostram diferentes pontos de vista, nos abrem a mente, nos levam a diferentes países e culturas e nos colocam em contato com um mundo mágico e fantástico.
Entretanto, as pessoas que estão por trás das câmeras são tão incríveis quanto suas obras e também merecem notoriedade. Por isso, o Guia da Semana lista 12 cineastas estrangeiros que você precisa conhecer. Confira:
STANLEY KUBRICK
Considerado um dos maiores e mais importantes cineastas de todos os tempos, Stanley Kubrick foi autor de grandes clássicos. Foi um técnico perfeccionista que controlou todos os aspectos de seu trabalho e que manteve um padrão de inteligência e qualidade fora do comum.
Assista: '2001: Uma Odisséia no Espaço', 'Laranja Mecânica', 'Barry Lyndon' e 'O Iluminado'.
WOODY ALLEN
Nem todas as pessoas sabem, mas Woody Allen - além de ter iniciado sua carreira escrevendo piadas, roteiros para televisão e peças de humor - atuou como comediante de stand-up.
O diretor encontra no comportamento humano a principal fonte de inspiração para seus trabalhos e o resultado disso são roteiros que falam sobre morte, sexo e frustração.
Assista: 'Ponto final - Match Point', 'Vicky Cristina Barcelona', 'Meia Noite em Paris', 'A Era do Rádio', 'Zelig', 'A Rosa Púrpura do Cáiro' e 'Noivo Neurótico Noiva Nervosa'.
FRANCIS FORD COPPOLA
Francis Ford Coppola tornou-se famoso por criar Don Corleone, o maior mafioso da história do cinema. Foi indicado ao Oscar 14 vezes e algumas frases icônicas de seus clássicos são citadas até hoje.
Assista: 'Poderoso Chefão', 'Contos de Nova Iorque', 'Cotton Club', 'Apocalypse Now' e 'Drácula de Bram Stoker'.
MARTIN SCORSESE
Martin Scorsese também entra na lista de melhores diretores de todos os tempos. Mas, antes de consagrar-se como tal, trabalhou em diferentes áreas do cinema, inclusive de supervisor de montagem.
Seus filmes possuem grande profundidade nos temas, com histórias interessantes sobre a violência urbana, e seus personagens são carregados de complexidade e perturbações diversas.
Assista: 'Touro Indomável', 'Os Infiltrados', 'Gangues de Nova Iorque', 'Ilha do Medo' e 'O Lobo de Wall Street'.
QUENTIN TARANTINO
Quentin Tarantino ficou conhecido pelos roteiros não lineares, diálogos incríveis e cenas de violência em seus filmes - o que levou um novo padrão para os filmes norte-americanos.
Assista: 'Cães de Aluguel', 'Pulp Fiction', 'Kill Bill', 'Django Livre', 'Bastardos Inglórios' e 'Um Drink no Inferno'.
FEDERICO FELLINI
Os filmes de Federico Fellini possuem uma profunda visão pessoal da sociedade e são conhecidos por unirem um universo de sonhos, memórias e fantasias. Inclusive, o termo "felinesco" ficou comum no mundo cinematográfico para descrever cenas que tenham imagens meio alucinógenas que invadam uma situação comum
Assista: 'Oito e meio', 'A Doce Vida', 'Amacord', 'A Estrada da Vida' e 'Noites de Cabíria'.
PEDRO ALMODOVAR
Pedro Almodovar nunca estudou cinema. De família humilde, não tinha como pagar seus estudos e antes de estabelecer-se como diretor, foi funcionário público, ator de teatro, cantor e desenhista de quadrinhos.
Publicamente homossexual, seus filmes trazem a temática da sexualidade de maneira bastante aberta.
Assista: 'A Pele que Habito', 'Tudo Sobre Minha Mãe', 'Volver', 'Fale com Ela', 'Carne Trêmula' e 'Ata-me'.
ALFRED HITCHCOCK
Considerado o mestre dos filmes de suspense, Alfred Hitchcock é também um dos mais conhecidos e populares cineastas de todos os tempos.
Seus filmes foram extremamente importantes para a história do cinema devido a técnica, a audácia e a experimentação - todos inovadores para a época.
Assista: 'Psicose', 'Um Corpo que Cai', 'Janela Indiscreta' e 'O Homem que Sabia Demais'.
TIM BURTON
Tim Burton tem esse jeitão peculiar desde pequeno, época em que era extremamente recluso e vivia lendo e assistindo filmes de terror. Estudou e trabalhou nos Studios Walt Disney, entretanto, não se encaixou nos padrões e passou a dedicar-se em projetos próprios - o que resultou em filmes incríveis.
Seus filmes são bem característicos e, inclusive, no início de todas as suas animações aparece um gato. Suas histórias sempre trazem um universo mágico e, ao mesmo tempo, bizarro, fazendo de cada obra única.
Assista: 'Edward Mãos de Tesoura', 'Beetlejuice', 'Batman', 'Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas', 'A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça', 'A Fantástica Fábrica de Chocolate', 'Grandes Olhos' e 'Sweeney Tood'.
SOFIA COPPOLA
Sofia Coppola é filha de Francis Ford Coppola e prima do ator Nicolas Cage. Premiada em diversas categorias, foi a terceira mulher na história a ser indicada ao Oscar de melhor direção, sendo também a primeira americana a conseguir esta indicação.
Assista: 'Virgens Suicidas', 'Maria Antonieta' e 'Encontros e Desencontros'.
XAVIER DOLAN
Sim, a foto é atual e não engana. Xavier Dolan é extremamante jovem. Com apenas 25 anos, já conta com filmes maravilhosos em sua trajetória e é o nome mais promissor do cinema contemporâneo.
Suas obras são extremamente minuciosas e sempre com temáticas incríveis. Além de dirigir, também escreve os roteiros, produz e, às vezes, atua. Entretanto, no filme 'Laurence Anyways' foi ele que produziu boa parte dos figurinos.
Assista: 'Eu Matei Minha Mãe', 'Amores Imaginários' e 'Mommy'.
AKIRA KUROSAWA
Considerado o gênio do cinema oriental, Akira Kurosawa foi um grande cineasta japonês, que influenciou uma grande geração de diretores do mundo todo. Com 50 anos de carreira, dirigiu 30 filmes e quebrou barreiras geográficas e culturais, inspirando George Lucas em 'Star Wars'.
Assista: 'Os Sete Samurais', 'Dersu Uzala', 'Ran' e 'Sonhos'.
Por Nathália Tourais
Atualizado em 10 Jun 2015.