Nos anos 20, a moda era usar vestidos retos e chapéus. Depois, o preto se tornou um “must”. Mais tarde, a rebeldia juvenil abraçaria o jeans e o couro, incorporando cada vez mais acessórios ao visual – brincos, colares, óculos escuros, brilhantina. Nos anos 90, quem reinou foi a minissaia e, de lá para cá, tudo o que fosse caro ou usado “pela pessoa certa” poderia ser considerado de bom gosto.
+ Conheça os piores títulos traduzidos de filmes
+ Veja 12 lugares lindos que conhecemos graças aos filmes
+ Confira 7 filmes que previram tecnologias de hoje
A moda reflete o pensamento de uma geração, e não há quem capture este fenômeno melhor que o cinema. Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou 15 filmes nos quais a moda é protagonista. Confira:
O Pecado Mora ao Lado (1955)
Pense numa cena clássica do cinema: Marilyn Monroe segurando seu vestido branco rodado sobre a saída de ar do metrô. A imagem se tornou tão icônica que foi eternizada numa estátua, que hoje está na Califórnia. No filme de 1955, Marilyn é a vizinha de um homem casado, que se encanta pela loira ao mesmo tempo em que desenvolve uma paranoia sobre sua própria traição ou a de sua esposa, que viajou.
La Dolce Vita (1960)
Um dos filmes mais importantes de Federico Fellini foi lançado em 1960, mas dialoga com o mundo fashion e de celebridades até hoje. No longa, Marcello Mastroianni vive um repórter que acompanha a passagem de uma atriz de Hollywood por Roma. O filme critica o hedonismo e a incomunicabilidade na sociedade do espetáculo.
Acossado (1960)
O primeiro e mais importante longa de Jean-Luc Godard, de 1960, marcou a estética da Nouvelle Vague francesa – minimalista, jovial, extremamente (ou estereotipicamente) francesa. No filme, um criminoso e uma estudante se envolvem enquanto ele tenta fugir do país.
Bonequinha de Luxo (1961)
O que seria dos clássicos tubinhos pretos sem Holly Golightly e seu “café da manhã na Tiffany’s”? No filme de 1961, baseado no romance de Truman Capote, Audrey Hepburn vive a ex-garota pobre, que se casou muito cedo e fugiu para perseguir a riqueza com que sempre sonhou. O problema é que seus métodos para alcançar esse sonho acabam machucando seu novo vizinho e amigo, Paul (ou Fred, como ela gosta de chamá-lo).
Gilda (1964)
Gilda, de 1964, não é exatamente um filme sobre moda, mas mostra o poder de um acessório na imaginação das pessoas. Na cena mais famosa, Rita Hayworth canta e dança vestindo um longo tomara-que-caia preto e luvas de cetim. Durante a canção, ela simula um strip-tease usando apenas uma das luvas – o suficiente para enlouquecer seus espectadores.
2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)
Retratar com precisão um figurino de época pode ser um desafio, mas o que dizer de uma época que ainda não passou? Em “2001”, talvez a obra máxima de Stanley Kubrick, desde as roupas de executivos comuns até os uniformes dos astronautas foram desenhados pelo estilista Hardy Amies, com destaque special para os conjuntinhos das aeromoças: mais do que o design futurista, vemos o futuro aos olhos dos anos 60.
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
“O que é que ela está usando?” é uma das primeiras perguntas que nos fazemos ao assistir ao clássico de Woody Allen. Diane Keaton, musa e amiga do cineasta, dá nome ao filme (seu nome verdadeiro é Diane Hall, apelidado de Annie Hall para o título original) e apresenta ao mundo um estilo todo especial: “desleixado chic” – ou só excêntrico mesmo.
Grease (1978)
O clássico musical com John Travolta e Olivia Newton-John, pode não falar explicitamente sobre moda, mas usa o romance dos dois estudantes (que se amam, mas se afastam) para retratar uma época – com todo o estilo visual e comportamental dos anos 50, com seus bad boys e saias rodadas. Haja brilhantina!
As Patricinhas de Beverly Hills (1995)
O nome já diz tudo: o clássico de 1995 ensinou toda uma geração de meninas a se comportarem como perfeitas patricinhas – e terem orgulho disso. Alicia Silverstone é quem comanda a comédia na pele de Cher Horowitz, uma adolescente rica que se preocupa mais com roupas do que com o mundo real, mas que tem um bom coração.
Zoolander (2001)
Ben Stiller dirige e atua na comédia, ao lado de Owen Wilson, Vince Vaughn, Will Ferrell e até do ícone fashion David Bowie. Stiller vive um modelo de sucesso que recebe uma proposta falsa de emprego – onde, na verdade, é condicionado a cometer um assassinato. Uma sátira bem-humorada do mundo fútil da moda, com alfinetadas sobre as condições de trabalho de quem produz as peças.
O Diabo veste Prada (2006)
No sucesso de 2006, Meryl Streep incorporou o próprio Diabo – ou melhor, a editora de moda Miranda Priestly, inspirada na editora da Vogue americana, Anna Wintour. O filme conta a história de uma garota comum que consegue um trabalho na revista de Miranda e vê sua vida se transformar junto com seu guarda-roupa (uma coleção capaz de alimentar os sonhos fashionistas das garotas por muitos anos).
Sex and the City (2008)
Ícone feminino nos anos 2000, Carrie Broadshaw (Sarah Jessica Parker) mostrou que é possível ser bonita, inteligente, bem sucedida profissionalmente e ainda amar sapatos! No filme inspirado na série de TV, Carrie e suas amigas tentam se equilibrar entre a vida atarefada e seus relacionamentos amorosos – única área em que parecem não ser tão bem sucedidas assim.
Coco Antes de Chanel (2009)
A atriz francesa Audrey Tatou dá vida e alma à estilista mais famosa do mundo da moda: Coco Chanel. O filme conta a trajetória da artista desde a juventude num orfanato e dos trabalhos num cabaré até a decisão de vestir roupas masculinas – e adaptá-las ao corpo feminino.
Bling Ring: a Gangue de Hollywood (2013)
Sofia Coppola é a diretora queridinha dos jovens fashionistas, hipsters, cinéfilos, chame como quiser. Depois de se aliar a Kirsten Dunst e Scarlett Johanson em outros filmes, sua musa mais recente foi Emma Watson – que já se tornara “it-girl” muito antes de interpretar a garota rica que invade mansões de famosos e rouba suas roupas junto com outros jovens de Hollywood. Tudo isso foi inspirado numa história real e escancara as consequências comportamentais do mundo das celebridades.
O Grande Gatsby (1949 / 1974 / 2013)
Escolha sua versão: seja com Robert Redford e Mia Farrow ou com Leonardo DiCaprio e Carrey Mulligan, a verdade é que as diversas adaptações do romance de Scott Fitzgerald buscaram no glamour dos anos 20 os excessos necessários para contar a história do milionário misterioso e suas festas grandiosas, feitas para conquistar uma jovem socialite. (No filme de 2013, o figurino é assinado por Chanel e Tiffany’s).
Por Juliana Varella
Atualizado em 1 Abr 2014.