Entre 22 de outubro e 4 de novembro, mais de 300 filmes de 63 países vão invadir os cinemas na 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para ajudar você a escolher suas primeiras sessões, o Guia da Semana selecionou 15 destaques da programação deste ano. Confira:
A Bruxa (Canadá/EUA)
O longa de horror venceu o prêmio de Melhor Direção em Sundance e vem sendo elogiado por sua riqueza visual. Promete ser assustador.
Sinopse: Nova Inglaterra, 1630. Sob ameaça de ser excomungado da igreja, um agricultor deixa sua plantação colonial e se muda com a esposa e os cinco filhos para um terreno remoto no limite de uma floresta onde se esconde um mal desconhecido. Coisas estranhas começam a acontecer e os membros da família acusam a adolescente Thomasin de praticar feitiçaria, o que ela imediatamente nega. Com episódios cada vez piores, a fé, a lealdade e o amor da família são testados.
*Estreia prevista para 31/12/15.
A Floresta Que Se Move (Brasil)
Ana Paula Arósio volta aos cinemas com uma versão contemporânea de Macbeth.
Sinopse: Elias é um bem-sucedido executivo que trabalha em um grande banco privado do Brasil. Uma misteriosa mulher prevê seu futuro: ele se tornará o vice-presidente da empresa naquele mesmo dia e, em breve, será presidente. Ao saber da previsão, sua mulher, Clara, sugere que ele convide o atual presidente para jantar. Uma sequência de assassinatos é perpetrada pelo casal, deixando um rastro de sangue em seu caminho para o poder e tornando-os algozes e vítimas de seus próprios destinos.
*Estreia prevista para 05/11/15.
A Jornada de Chasuke (Japão)
Fugindo dos temas mais “pesados” da Mostra, este romance fantástico traz uma visão diferente sobre vida e morte.
Sinopse: Na vida após a morte, escritores ocupados estão criando cenários para a humanidade. O que eles escrevem dita o destino de todos. Chasuke, um servidor de chá celestial, está sempre fazendo o seu trabalho para garantir que os dramaturgos sigam em sua tarefa sem fim. Ele não pode evitar ouvir as conversas, e está especialmente interessado na história da jovem Yuri. Um comentário descuidado muda o destino dela em um acidente de carro fatal. Só Chasuke pode resgatá-la, voltando ao mundo físico.
*Sem previsão de estreia.
A Ovelha Negra (Islândia)
O filme islandês venceu a mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes deste ano.
Sinopse: Em uma remota área rural da Islândia, os irmãos Gummi e Kiddi vivem lado a lado cuidando de suas ovelhas e carneiros. Embora dividam a terra e o estilo de vida, eles não se falam há 40 anos. Quando uma doença letal atinge o rebanho de Kiddi, autoridades decidem abater todos os animais da região para conter uma epidemia. Muitos fazendeiros abandonam o local, mas os dois irmãos não desistem tão fácil. Conforme as autoridades se aproximam, eles precisarão se unir para salvar os animais —e eles mesmos— da extinção.
*Sem previsão de estreia.
Aliança Do Crime (EUA)
O filme marca uma nova fase na carreira de Johnny Depp, que se transforma para viver um gênio do crime nos EUA.
Sinopse: Na região sul de Boston nos anos 1970, o agente John Connolly convence o mafioso irlandês James “Whitey” Bulger a colaborar com o FBI a fim de eliminar um inimigo em comum: a máfia italiana. O filme conta a história dessa inusitada aliança que saiu do controle, permitindo que “Whitey” se tornasse um dos gângsteres mais cruéis e perigosos da história dos Estados Unidos.
*Estreia prevista para 12/11/15.
Boi Neon (Brasil)
O drama de Gabriel Mascaro levou o Troféu Redentor no Festival do Rio este ano, além de vencer o prêmio “Horizontes” em Veneza.
Sinopse: Nos bastidores das vaquejadas, Iremar e um grupo de vaqueiros preparam os bois antes de soltá-los na arena. Levando a vida na estrada, o caminhão que transporta os animais para os eventos é também a casa improvisada desses trabalhadores. O cotidiano é intenso e visceral, mas algo inspira novas ambições em Iremar: a recente industrialização e o polo de confecção de roupas na região do semiárido nordestino. Deitado em sua rede na traseira do automóvel, sua cabeça divaga em sonhos de lantejoulas, tecidos requintados e croquis.
*Sem previsão de estreia.
Dheepan - O Refúgio (França)
Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, o filme aborda a questão da imigração na França.
Sinopse: Para escapar da guerra civil no Sri Lanka, um ex-soldado, uma jovem mulher e uma garota fingem ser uma família. O trio acaba se estabelecendo em um projeto habitacional nos arredores de Paris. Eles mal se conhecem, mas tentarão construir uma vida juntos.
*Estreia prevista para 29/10/15.
Girls Lost (Suécia)
Num momento em que o feminismo ganha força, o longa sueco aborda a questão da forma mais literal possível.
Sinopse: Kim, Bella e Momo são três garotas de 14 anos que descobrem uma flor fantástica, de qualidades mágicas: ao beber seu néctar, elas se transformam em meninos e entram em um novo mundo. No início, elas gostam da recém-descoberta liberdade, mas logo Bella e Momo percebem que há desvantagens. Kim, porém, fica seriamente viciada.
*Sem previsão de estreia.
Kaminski e Eu (Bélgica/Alemanha)
Primeiro filme de Wolfgang Becker depois de “Adeus, Lênin!”, lançado em 2003.
Sinopse: Na busca por fortuna e glória, um jovem crítico sem vergonha e oportunista se propõe a escrever a biografia de um pintor enigmático. Antes, no entanto, ele tem de convencer o velho artista, que vive com sua filha nos Alpes. A história cruza a Europa Ocidental, dos Alpes à França, à Alemanha e à costa do Mar do Norte da Bélgica. Baseado no livro homônimo de Daniel Kehlmann.
*Sem previsão de estreia.
Meu Amigo Hindu (Brasil)
O filme de abertura da Mostra tem como protagonista o ator Willem Dafoe.
Sinopse: Diego é um diretor de cinema que, ao saber que uma doença maligna pode ser fatal, casa-se com sua mulher de muitos anos, despede-se de seus amigos e entra numa rotina de longas jornadas num hospital. Lidando com a dor e conversando com a morte, conhece um menino hindu, que se torna seu mais novo amigo. Um dia ele não aparece mais. Diego recebe alta, mas sua vida nunca mais será a mesma.
*Sem previsão de estreia.
Mistress America (EUA)
Novo filme de Noah Baumbach, diretor de “Frances Ha” e “A Lula e A Baleia”.
Sinopse: Tracy é uma solitária estudante que está começando a faculdade em Nova York. Sua rotina passa longe da excitante experiência universitária ou do estilo de vida glamouroso que tinha imaginado. Tracy é resgatada de sua decepção e seduzida pelos planos malucos de Brooke, uma aventureira moradora da Times Square que está prestes a se tornar sua meia-irmã.
*Estreia prevista para 19/11/15.
Son Of Saul (Hungria)
Vencedor do Grande Prêmio do Júri em Cannes e representante húngaro na corrida pelo Oscar 2016 (com fortes chances).
Sinopse: Outubro de 1944, campo de Auschwitz-Birkenau. Saul Ausländer é um húngaro que integra o Sonderkommando, grupo de prisioneiros judeus forçados a ajudar os nazistas no extermínio em larga escala. Trabalhando nos crematórios, Saul descobre o corpo de um garoto que acredita ser seu filho. Enquanto o Sonderkommando planeja uma rebelião, Saul decide se lançar em uma tarefa impossível: salvar o corpo da criança das chamas, encontrar um rabino para o Kadish e dar ao menino um enterro apropriado.
*Estreia prevista para 04/02/16.
Tudo Que Aprendemos Juntos (Brasil)
O filme, que fala da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, será exibido na comunidade e na Sala São Paulo, acompanhada pela orquestra.
Sinopse: Laerte é um músico promissor que sofre uma crise em plena audição para uma vaga na Osesp. Ele perde a chance de trabalhar na maior orquestra sinfônica da América Latina e, frustrado, vai dar aulas na favela de Heliópolis. Na escola, cercado por pobreza e violência, redescobre a música de forma tão apaixonada que acaba por contagiar os jovens estudantes. O filme narra o início da história da Orquestra Sinfônica Heliópolis e é inspirado na peça teatral Acorda Brasil, escrita por Antônio Ermírio de Moraes (1928-2014).
*Estreia prevista para 03/12/15.
Umrika (Índia)
Protagonizado por Suraj Sharma, o garoto de “As Aventuras de Pi”, o filme de Bollywood foi o favorito do público no festival de Sundance.
Sinopse: Em meados dos anos 1980, uma pequena aldeia na Índia se revigora quando um de seus habitantes viaja para a América e detalha sua jornada por meio de cartas, que provocam esperança e debate em seus conterrâneos. Quando essas mensagens param de chegar, Rama, irmão mais novo do aventureiro, decide sair em uma viagem para encontrá-lo. Com a ajuda de seu melhor amigo, Lalu, o rapaz refaz o trajeto do irmão para encontrar o seu próprio caminho.
*Sem previsão de estreia.
Zoom (Brasil/Canadá)
Três histórias encadeadas, uma dentro da outra. Com Gael García Bernal, Mariana Ximenes e Alison Pill.
Sinopse: A quadrinista Emma trabalha em uma fábrica de bonecas e sonha em fazer um procedimento estético. Nas horas vagas, ela desenha uma história em quadrinhos sobre Edward, um diretor de cinema vaidoso e com um segredo debilitante sobre sua anatomia. Edward cria um filme sobre Michelle, uma aspirante a romancista que foge para o Brasil e abandona sua vida anterior como modelo. Michelle escreve um livro que conta a história de Emma, que trabalha em uma fábrica de bonecas.
*Estreia prevista para 31/03/16.
Por Juliana Varella
Atualizado em 24 Out 2015.