O universo de nerds e geeks tem entrado na moda nos últimos anos, desde que “The Big Bang Theory” estreou na TV (em 2007) e “O Homem de Ferro” chegou aos cinemas (em 2008). Quem olha de fora, porém, pode achar o gosto desse público um tanto peculiar: ficções científicas, super-heróis, aventuras espaciais e animes estão por toda a parte.
Se você também se considera um nerd de carteirinha e tem orgulho disso, confira 15 filmes que não podem faltar na sua prateleira:
2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)
Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke (roteirista e autor do livro) foram tão nerds à sua época que imaginaram uma viagem ao espaço, com todos os detalhes técnicos (alguns bem fantasiosos e outros mais realistas, elaborados em parceria com a Nasa), antes de o primeiro homem ir à Lua. O filme ainda discute inteligência artificial e transcendência e é embalado por música clássica.
Star Trek – A Ira de Khan (1982)
Entre os mais de dez filmes inspirados na série de TV Star Trek, “A Ira de Khan” é quase unanimemente o mais adorado pelos fãs. O longa trava uma batalha psicológica entre o capitão Kirk (William Shatner) e o vilão Khan (Ricardo Montalban), um dos mais importantes da saga.
O Exterminador do Futuro (1984)
Nerds e geeks adoram uma viagem no tempo, e não há viagem mais icônica que a do Exterminador. No futuro, uma guerra entre máquinas e humanos é desestabilizada pela liderança de um homem chamado John Connor. Para vencer, o robô volta ao passado com a missão de exterminar Sarah Connor e impedir o nascimento do herói.
Os Caça-Fantasmas (1984)
Os Caça-Fantasmas nada mais são que um dos grupos mais nerds do cinema, formado por quatro cientistas super estudiosos que ficam famosos depois de inventarem uma máquina capaz de aprisionar fantasmas. Nerds rule!
Duna (1984)
“Duna” pode não ser lá o melhor filme de ficção científica do mundo, mas é a adaptação de um dos romances mais importantes do gênero, por isso, merece um espacinho nesta lista. O longa tem de tudo: um futuro distante, um império galáctico, um regime futurista-feudal e, é claro, minhocas gigantes da areia!
De Volta Para o Futuro (1985)
Se “O Exterminador do Futuro” não for o melhor filme de viagem no tempo que Hollywood já produziu, então “De Volta Para o Futuro” com certeza é. Michael J. Fox vive um adolescente que faz amizade com um cientista maluco (Christoper Lloyd) e é transportado para 30 anos no passado dentro de um carro DeLorean. Lá, ele encontra seus pais ainda jovens e corre o risco de impedir o próprio nascimento.
Akira (1988)
Nerd que é nerd precisa conhecer alguns animes - isso se não tiver uma biblioteca inteira de mangás e suas respectivas adaptações em casa. Mas, se for para escolher um só, a resposta estará na ponta da língua: “Akira”. O filme de Katsuhiro Otomo é tão bom (e tão impossivelmente bem desenhado) que ninguém até agora conseguiu fazer uma adaptação com atores para o cinema (e o projeto já existe há anos).
Para quem não conhece, Akira é o nome de uma força muito poderosa com a qual o exército japonês vem fazendo experiências após uma suposta explosão nuclear, e a nova cobaia é o membro de uma gangue de motocicletas.
O Quinto Elemento (1997)
Milla Jovovich é uma das musas do público nerd, tendo protagonizado a série “Resident Evil” (baseada em games) e a ópera espacial “O Quinto Elemento”. O filme se passa num futuro totalmente lúdico e conta a história de uma mulher nascida em laboratório, que pede a ajuda de um taxista (Bruce Willis) para encontrar uma arma secreta.
Matrix (1999)
Nem todas as séries de filmes são amadas pelos nerds: no caso de “Matrix”, é consenso geral que apenas o primeiro capítulo é um clássico. O longa se inspira no romance “Neuromancer”, de William Gibson, e introduz teorias platônicas numa história de ação e romance que questiona a realidade, e que transformou o cinema e a cultura desde então.
O Senhor dos Anéis - box com todos (2001 a 2003)
Não basta ter assistido à trilogia numa maratona madrugada adentro, nem fingir que gostou dos filmes do Hobbit: se você é nerd de verdade, com certeza leu pelo menos os livros principais de J.R.R. Tolkien (melhor ainda se leu o Silmarillion, ou se já conhecia a saga antes de os filmes chegarem aos cinemas). Se não fez nada disso, You Shall Not Pass.
Star Wars – box com todos (1977 a 2005)
Star Wars (ou Guerra nas Estrelas, para os veteranos) dispensa apresentações. Apesar de ter virado febre nos últimos anos mesmo entre quem não é tão nerd assim, a hexalogia continua sendo cultuada pelos fãs, que provavelmente já têm um box com todos os filmes e alguns extras, além de figuras de ação, pelúcias, bobble heads e livros do universo expandido. Se o seu sonho é ter uma fantasia de Leia ou de Chewbacca, você é um dos nossos.
O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005)
O Dia do Orgulho Nerd não é chamado de Dia da Toalha por acaso. A data nasceu como uma homenagem ao autor de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, Douglas Adams, duas semanas após sua morte em 2001. No primeiro dos livros da série, ele explica a importância de se carregar uma toalha em todas as viagens interestelares, para as mais imprevisíveis necessidades. O filme também não está entre as melhores adaptações possíveis, mas é um lembrete do universo nonsense criado pelo artista. E tem Martin Freeman e Zooey Deschanel no elenco.
X-Men: Primeira Classe (2011)
Entre os quadrinhos de super-heróis, um dos mais queridos e complexos é o dos X-Men – um grupo de mutantes que luta para ser aceito na sociedade. Nos cinemas, a saga já conta com cinco filmes centrais e dois spin-offs, e os fãs sabem muito bem que eles têm sérios problemas de continuidade, viajando entre o passado e o futuro. Mesmo assim, “X-Men: Primeira Classe” conseguiu conquistar o respeito do público e reacender a paixão dos fãs, com um elenco renovado e uma história muito bem amarrada.
Os Vingadores (2012)
Quando se trata de super-heróis, ninguém ganha dos Vingadores nos cinemas – ainda mais quando o diretor é Joss Whedon, autor de “Buffy – A Caça Vampiros” e “Serenity”. O filme de 2012 reuniu pela primeira vez na tela um grupo de heróis que já tinham estrelado filmes independentes, criando uma nova forma de fazer cinema, em rede e não mais em linha.
Interestelar (2014)
Entre os filmes mais recentes e não baseados em quadrinhos, um que conquistou o público nerd foi “Interestelar”, de Christopher Nolan. O longa, ambicioso e cheio de conceitos científicos, trabalha com fim do mundo, viagens espaciais, buracos de minhoca e o tema favorito dos geeks: viagens no tempo.
Por Juliana Varella
Atualizado em 25 Mai 2015.