Se a vida muitas vezes nos faz adiar um destino, mudar a rota ou postergar os planos para sair da toca, o cinema nos possibilita visitar lugares que desejamos e outros que nunca nem imaginamos.
Pensando nisso, o Guia da Semana lista 15 filmes para viajar sem sair de casa; Confira:
Meia-Noite em Paris (França) - Amazon Prime Video
O americaníssimo Woody Allen sempre acerta ao filmar na Europa: já gravou na Inglaterra (Match Point), Espanha (Vicky Cristina Barcelona) e Itália (Para Roma Com Amor), e, é claro, França. Em “Meia-Noite em Paris”, o diretor conduz uma viagem no tempo e no espaço, levando seu personagem Gil (Owen Wilson) a uma série de encontros inusitados com a elite intelectual dos anos 20, numa Paris boêmia e modernista.
Noivas em Guerra (Nova York) - Amazon Prime Video
Emma e Liv são amigas desde criança, época em que idealizavam como seriam seus casamentos. Um dos planos é que a cerimônia seja no Hotel Plaza, o local onde os mais badalados casamentos de Nova York acontecem. Agora, aos 26 anos, elas estão prestes a se casar. Porém, um erro na marcação das datas faz com que elas coincidam, o que gera uma disputa entre as agora ex-amigas por quem fará a cerimônia no local sonhado.
Cartas Para Julieta (Itália) - Amazon Prime Video
Amanda Seyfried é a protagonista desta deliciosa história de amor ambientada em Verona, terra de Romeu e Julieta no norte da Itália. Durante uma viagem com o namorado, Sophie descobre a existência de um grupo de mulheres que respondem às cartas de turistas endereçadas a Julieta. Ao ler uma dessas correspondências, ela é cativada pela história de um amor perdido e parte numa jornada para reunir dois antigos amantes.
Medianeras (Argentina) - Globo Play
Separados por apenas alguns metros de concreto, Martín e Mariana podem ser almas gêmeas, mas não sabem disso. Os dois vivem em prédios vizinhos, mas não se conhecem, e tentam lidar com a solidão da vida urbana cada um à sua maneira – ele, por meio da internet; ela, ocupando-se com seus manequins nas vitrines que decora.
Mamma Mia! (Grécia) - Netflix
Novamente, Amanda Seyfried interpreta uma personagem chamada Sophie, mas desta vez o cenário é a Grécia e o gênero, um musical. Em “Mamma Mia!”, Seyfried é uma noiva que, para descobrir quem é seu verdadeiro pai, convida três ex-amantes de sua mãe (Meryl Streep) para o casamento, sem contar a ela.
Nova York, Eu Te Amo (Nova York) - Amazon Prime Video
Na cosmopolita cidade de Nova York, o amor está por toda a parte, mesmo que não seja um amor correspondido. Desde os mais jovens aos casais octogenários, todos passam por seus momentos de drama e romance por cada bairro. No longa, curtas compõem um caleidoscópio da metrópole que nunca dorme, misturando histórias de amor, humor, medo e todas as conexões de sentimentos possíveis em uma cidade.
Comer, Rezar, Amar (Itália, Índia, Indonésia) - Netflix
Julia Roberts interpreta uma mulher bem-sucedida, mas que passa por um divórcio e se vê perdida. Disposta a descobrir o que realmente importa para sua vida, ela parte numa viagem pela Itália, Índia e Indonésia para encontrar o valor da comida, da espiritualidade e do verdadeiro amor.
A Proposta (Alaska) - Netflix
Margaret Tate (Sandra Bullock) é uma poderosa editora de livros, que se vê em apuros ao ser comunicada de sua deportação para o país-natal, o Canadá. Para evitar que isto ocorra ela declara estar noiva de Andrew Paxton (Ryan Reynolds), seu assistente. Perseguido por Margaret há anos, ele aceita participar da farsa mas impõe algumas condições.
O Lobo de Wall Street (Nova York) - Amazon Prime Video
Baseado nas memórias de Jordan Belfort, um corretor de Long Island que cumpriu pena de prisão por recusar colaborar com as autoridades na investigação de um escândalo financeiro que envolveu a banca mundial e figuras destacas de Wall Street, nos anos 90.
Os Miseráveis (França) - Netflix
A história de passa na França do século XIX e traz Hugh Jackman na pele do ex-prisioneiro Jean Valjean, perseguido por décadas pelo implacável policial Javert depois que ele viola sua liberdade condicional. Quando Valjean concorda em cuidar de Cossete, a jovem filha de Fantine, que é funcionária de uma fábrica, suas vidas mudam para sempre.
Cidade de Deus (Rio de Janeiro) - Amazon Prime Video
O principal personagem do filme Cidade de Deus não é uma pessoa, o verdadeiro protagonista deste filme é o lugar. Cidade de Deus é uma favela que surgiu nos anos 60 e se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro no começo dos anos 80. Para contar a história deste lugar, o filme narra a vida de diversos personagens, todos vistos sob o ponto de vista do narrador, Buscapé. Buscapé cresceu num ambiente bastante violento. Apesar de sentir que todas as chances estavam contra ele, descobre que pode ver a vida com outros olhos: os de um artista. Acidentalmente, torna-se fotógrafo profissional, assinando sua libertação.
Lion, Uma Jornada Para Casa (Índia) - Netflix
Quando tinha apenas cinco anos, o indiano Saroo (Dev Patel) se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho até de ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica.
Beasts of no Nation (África) - Netflix
Em uma cidade africana, Agu é uma criança, que atingida pela guerra, é transformada em soldado. Após a morte de seu pai por militantes, ele é obrigado a abandonar sua família para lutar na guerra civil da África do Sul, instruído por um grande comandante que o ensinará os caminhos de um conflito.
Por Juliana Varella e Guilherme Schiff
Atualizado em 17 Mar 2020.