Não é só o público que ama cinema. Se você reparar bem, boa parte dos grandes diretores já fizeram filmes sobre cinema, mostrando os bastidores de Hollywood ou explorando a cinefilia. Pensando em nossos leitores cinéfilos, o Guia da Semana reuniu 15 filmes sobre cinema que vão fazer você se apaixonar ainda mais por essa arte. Confira:
Crepúsculo dos Deuses (1950)
Na Hollywood dos anos 50, uma orgulhosa estrela do cinema mudo se transformou numa reclusa, vivendo sozinha numa mansão com seu mordomo – outrora marido e diretor. Sonhando em voltar para as telas, ela começa um relacionamento com um roteirista em início de carreira.
Cantando na Chuva (1952)
Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são o casal queridinho de Hollywood – pelo menos enquanto o cinema ainda é mudo. Quando o estúdio decide fazer a transição para o som, a voz de Lina se revela um problema e uma jovem atriz de teatro (Debbie Reynolds) pode ser a solução.
8 ½ (1963)
Um diretor de cinema tenta descansar após seu último sucesso, mas é procurado por antigos colegas e se esforça para ter uma nova ideia. Nesse processo, ele relembra passagens de sua vida, incluindo as mulheres que amou e deixou para trás.
A Rosa Púrpura do Cairo (1985)
Uma garçonete viciada em cinema se apaixona pelo herói de um de seus filmes favoritos. Um dia, ele salta da tela para a vida real, mas isso desencadeia uma série de problemas para os estúdios, já que os outros personagens do ator também começam a exigir liberdade.
Cinema Paradiso (1988)
Um diretor de cinema retorna para sua cidade natal, onde o projecionista do cinema local despertara sua paixão pelos filmes. Durante essa visita, ele se lembra de uma garota, que fora seu primeiro amor.
Ed Wood (1994)
Tim Burton homenageia o diretor trash Ed Wood com uma biografia sincera. Johnny Depp interpreta o cineasta, que, sonhando com grandes blockbusters, deu vida a ficções científicas e filmes de fantasia com os mais mirabolantes efeitos especiais caseiros. Enquanto lida com os filmes, os atores e o fracasso inevitável, Wood ainda tenta compreender a própria identidade.
Cidade dos Sonhos (2001)
Uma mulher perde a memória após sofrer um acidente de carro. Uma aspirante a atriz tenta ajudá-la a recuperar a identidade, mas as duas acabam se envolvendo numa misteriosa trama.
Adaptação (2002)
Dirigido por Spike Jonze e escrito por Charlie Kaufman, “Adaptação” conta a história de um roteirista (o personagem é o próprio Kaufman, mas interpretado por Nicolas Cage) que sofre para adaptar um livro sobre um caçador de orquídeas. Para piorar, seu irmão gêmeo muda para o seu apartamento e também decide ser roteirista.
O Aviador (2004)
Leonardo DiCaprio interpreta o excêntrico diretor de cinema Howard Hughes, que, apaixonado por aviões, gastou milhões para produzir filmes mais realistas com aeronaves e acabou se envolvendo na indústria aérea.
O Artista (2011)
Jean Dujardin e Bérénice Bejo são os protagonistas deste filme, que é uma espécie de versão alternativa de “Cantando na Chuva”. Os dois se conhecem quando ele é um ator de sucesso no cinema mudo, e ela ainda sonha em ser atriz. Com o passar do tempo, ela conquista seu espaço, enquanto ele acaba perdendo o prestígio.
A Invenção de Hugo Cabret (2011)
Ambientado nos anos 30 em Paris, o filme acompanha um menino que mora na torre de uma estação de trem, consertando relógios e outras bugigangas. Em suas buscas por peças, Hugo acaba conhecendo um homem que respira cinema, mas parece ter deixado de acreditar na magia.
Super 8 (2011)
Enquanto gravam um filme caseiro, um grupo de adolescentes testemunham um acidente de trem, que dá início a uma série de acontecimentos que, eles suspeitam, podem ter explicações alienígenas.
Walt nos bastidores de Mary Poppins (2013)
Tim Hanks interpreta Walt Disney e Emma Thompson é P.L. Travers, autora de “Mary Poppins”, no filme que mostra o sufoco do dono do estúdio para conseguir os direitos para adaptar a obra da escritora para o cinema.
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014)
Um ator que ficou famoso nos cinemas por interpretar um super-herói no passado tenta conquistar o respeito da crítica escrevendo, dirigindo e protagonizando uma peça de teatro na Broadway. No processo, ele enfrenta as duras críticas dos colegas, familiares e jornalistas se reconecta com sua paixão pelo cinema.
Ave, César! (2016)
Escrito e dirigido pelos irmãos Coen, “Ave, César!” mostra a rotina de um executivo num estúdio de Hollywood nos anos 50, que gerencia dezenas de pequenos escândalos e conflitos internos envolvendo atores, diretores, jornalistas e roteiristas para manter a máquina do cinema funcionando.
Por Juliana Varella
Atualizado em 25 Jun 2018.