Eles são fortes, sábios, protetores e estarão ao lado dos filhos quando eles mais precisarem - será? O Guia da Semana selecionou 15 pais marcantes do cinema para provar que não existe regra para cumprir a função.
Confira a galeria e conheça os maiores paizões das telonas:
Darth Vader (David Prowse) - Star Wars (IV, V, VI)
Sim, ele é mau. Darth Vader, pai de Luke Skywalker (coisa que o garoto não sabe), é capaz de enforcar inimigos à distância, planejar grandes massacres e arrepiar seus subalternos apenas com som da sua respiração. Mas, quando alguém mexe com seu filho... É melhor sair de perto.
Don Vito Corleone (Marlon Brando) – O Poderoso Chefão
Se há uma figura paterna por excelência nos cinemas, é a de Don Corleone. Tratando seus amigos com generosidade e exigindo de volta sua devoção, o chefe da máfia italiana decide confiar a seu filho o comando de seu império.
Professor Henry Jones (Sean Connery) - Indiana Jones e a Última Cruzada
Indiana Jones é sedutor, esperto, ameaçador, mas apenas quando não está perto do pai, o professor Henry Jones. É ele que revela ao público o motivo banal do apelido do herói e faz piada com ele – isso depois de ter sido salvo pelo filho. O importante é que eles encararam a roubada juntos, não é mesmo?
Chris Gardner (Will Smith) - À Procura da Felicidade
Chris Gardner é um exemplo de pai. Sempre presente, ele mostra ao filho que é possível superar uma vida miserável com trabalho e auto-estima – mesmo que, até lá, seja preciso dormir na rua.
Jack Torrance (Jack Nicholson) - O Iluminado
Para toda regra há uma exceção, certo? Entre os pais, há um que não é nada protetor: Jack Torrance. O homem leva toda a família para um hotel abandonado no inverno, depois encarna o espírito de um assassino e passa a persegui-los. Arrepia só de pensar!
Matt King (George Clooney) - Os Descendentes
A vida de Matt entra em colapso quando sua esposa sofre um acidente e entra em coma. Ele é pai de duas meninas e nunca teve uma relação tão aberta com elas, mas agora precisa ganhar sua confiança para seguir em frente (mesmo que isso signifique ouvir algumas verdades dolorosas)
Lincoln Hawk (Sylvester Stallone) - Falcão: O Campeão dos Campeões
Os pais solteiros são, certamente, os que mais se esforçam para agradar os filhos. Depois da morte da esposa, que vivia separada dele com o filho, Lincoln Hawk tenta ganhar a admiração do seu novo parceiro entrando num torneio de queda de braço.
Joe Warr (Clive Owen) – Os Garotos Estão de Volta.jpeg
Mais um solteiro para a lista: Joe Warr precisa aprender a se virar não com um, mas com dois meninos em casa. O mais novo, de seis anos, perdeu a mãe recentemente e o mais velho, de 14, é fruto do casamento anterior e decide passar uma temporada ao lado do pai.
Edward Bloom (Albert Finney) – Peixe Grande.jpg
Edward criou seu filho à base de histórias fantásticas sobre seu passado. O garoto, porém, cresce com a mágoa de nunca ter ouvido a “versão verdadeira” dos fatos. Ao invés de entregar o jogo, o paizão dá uma lição de vida com sua última história.
Jean Valjean (Hugh Jackman) - Os Miseráveis.jpg
Preso injustamente e fugitivo para o resto da vida, o personagem de Victor Hugo não é o pai biológico de Cosette, mas promete a sua mãe Fantine que irá protegê-la por toda a vida – o que cumpre com dedicação exemplar.
Marlin - Procurando Nemo
A dedicação desse pai é tão grande que deu nome ao filme: quando seu filho Nemo é capturado na Grande Barreira de Corais, Marlin parte numa busca quase sem rumo, contra todos os seus medos, só para encontrar o peixinho.
Guido (Roberto Benigni) - A Vida é Bela
Guido é, provavelmente, o homem mais forte do mundo. Preso num campo de concentração nazista ao lado do filho pequeno, ele consegue manter o bom humor e fazer piadas com a situação, só para proteger a criança de enxergar a maldade dos homens.
Sam Dawson (Sean Penn) - Uma Lição de Amor.jpg
Sam é um pai solteiro, deficiente, que está prestes a perder a guarda da filha porque ela irá ultrapassar sua idade mental. Apesar de não poder ajudá-la com os estudos, ele cria a menina com muito carinho e é seu melhor amigo.
Sonny Koufax (Adam Sandler) - O Paizão
Sonny não é bem o pai ideal. Na verdade, ele é o oposto disso: preguiçoso nos estudos e no trabalho, ele tem a ideia de adotar uma criança para impressionar a nova namorada e "provar" que é um homem maduro. A tarefa não é fácil, mas vamos dar uma colher de chá: ele se esforça bastante!
Mufasa - O Rei Leão
Apesar da breve relação entre Simba e o pai, Mufasa é um daqueles paizões que nos fazem sorrir em diversas cenas. Seja dando uma bronca ou em um momento de afeto, é uma das mais clássicas figuras paternas do cinema.
Por Juliana Varella
Atualizado em 24 Jul 2019.