Se você tem mais de 20 anos, então com certeza vai se lembrar do que era o cinema nos anos 90: o rei das comédias era Jim Carrey; Tom Hanks e Meg Ryan eram o casal mais fofo de Hollywood; Macaulay Culkin estava no auge.
Neste mês, chega às telas a primeira sequência de “Debi & Lóide”, reunindo os mesmos atores 20 anos depois. Se isso já foi o suficiente para você se sentir velho, confira nossa lista com 20 filmes que também estão completando 20 anos em 2014:
3 Ninjas Contra-Atacam
O segundo filme da saga dos três ninjas foi quase tão bom quanto o primeiro, apesar de ter trocado dois dos três atores principais. Nesta aventura, Rocky, Colt e Tum Tum vão ao Japão salvar seu mestre de um antigo rival, usando toda a disciplina que aprenderam com ele.
Cheque em Branco
O que um menino que nunca pôde se divertir faria com muito, mas muito dinheiro? É isso que acontece com Brian, um garoto que encontra um cheque em branco perdido por um assaltante na rua. Trocando o papel por um milhão de dólares, ele compra uma mansão cheia de brinquedos e uma briga feia com os criminosos.
Debi & Lóide
Jim Carrey e Jeff Daniels disputavam para ver quem era mais idiota nesta comédia que foi a cara dos anos 90. No filme, os dois amigos viajam para Aspen para devoltar uma mala cheia de dinheiro a uma mulher poderosa.
Entrevista Com o Vampiro
Baseado no livro de Anne Rice, o filme reúne Brad Pitt, Tom Cruise e Kirsten Dunst (além de Antonio Banderas e Christian Slater em papéis secundários) para contar a história do grande vampiro Lestat e de seu pupilo, Louis, ao longo dos séculos.
Forrest Gump: O Contador de Histórias
Forrest correu, correu e correu por meses a fio até que um dia, sem nenhuma explicação, decidiu parar. A história de Forrest Gump (Tom Hanks) é tão fantástica quanto sua maratona: deficiente desde criança, ele viveu os momentos mais intensos da história americana sem perder sua inocência, tornando-se um dos heróis mais improváveis e mais cativantes do cinema.
Mamãe é de Morte
Kathleen Turner tirou o sono de muita gente quando interpretou a matriarca Beverly R. Suthpin, uma mulher um tanto ciumenta que protegia seus filhos na base da violência – ou melhor, de assassinatos. Depois desse filme, você nunca mais olhou para uma tesoura com os mesmos olhos.
Meu Papai é Noel
Tim Allen vive um adorável Papel Noel nesta comédia familiar de fim de ano. Na verdade, ele é Scott – um homem normal cujo filho acaba de descobrir que Papai Noel não existe. Na noite de Natal, porém, Scott é visitado pelo bom velhinho e acaba causando um acidente fatal. Diante das renas e do gigantesco trenó, ele descobre que foi escolhido para ser o próximo Papai Noel.
Ninguém Segura Este Bebê
Quando três criminosos sequestram o bebê de uma família riquíssima, eles acham que tiraram a sorte grande. O problema é que a criança é muito mais esperta do que eles e consegue fugir sem a ajuda de ninguém.
O Corvo
Baseado num personagem dos quadrinhos, “O Corvo” conta a história de um homem que volta dos mortos para vingar a amada, e embalou o movimento gótico nos anos 90. O filme, porém, ficou marcado por uma tragédia: o protagonista, Brandon Lee, morreu durante as filmagens com o tiro de uma arma que deveria estar descarregada. Para piorar, a cena foi incluída na edição final.
O Máskara
Em 94, Jim Carrey vestiu uma máscara verde e se transformou no maior bagunceiro do cinema. Seu personagem, Stanley, era um cara comum e educado até encontrar a misteriosa máscara de madeira que carrega o poder de liberar os instintos mais profundos de quem a veste. Cameron Diaz que o diga!
O Profissional
Jean Reno é um assassino de aluguel num dos poucos filmes franceses que conseguiram romper a hegemonia norte-americana nos anos 90. Ao seu lado, está Natalie Portman, ainda criança, interpretando uma menina que perdeu a família e agora quer aprender a ser uma assassina, como seu protetor.
O Rei Leão
Maior bilheteria (ajustada para inflação) da história das animações, “O Rei Leão” ousou ao mostrar às crianças uma das cenas mais tristes do cinema (a morte de Mufasa). Por outro lado, o filme também tem algumas das músicas mais alegres entre os clássicos da Disney, como “Hakuna Matata”!
Os Batutinhas
Eu tenho dois picles, eu tenho dois picles, eu tenho dois picles agora! hey hey! Quem não se lembra de Batatinha, Alfalfa, Stymie e todos esses meninos que odiavam meninas no clássico infantil? Pois é, até eles estão ficando velhos...
Os Flintstones: O Filme
Ok, o filme nunca conseguiu ser tão bom quanto o desenho, mas rendeu algumas piadas engraçadas! John Goodman ficou ótimo como Fred, Rick Moranis foi o Barney perfeito e Elizabeth Perkins arrasou como Wilma.
Pulp Fiction: Tempo de Violência
A história de “Pulp Fiction” é um verdadeiro quebra-cabeças, mas o que marcou época foi a trilha sonora e a atitude de seus personagens – quase todos criminosos. John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis e Umma Thurman são alguns dos nomes que brilham no filme.
Quatro Casamentos e Um Funeral
Charles (Hugh Grant) e Carrie (Andie McDowell) se conhecem num casamento e têm uma química instantânea, mas o relacionamento não engata. Ele é inglês, ela americana; ele se considera um solteirão, ela logo fica noiva. Três casamentos e um funeral depois, os dois finalmente admitem que estão apaixonados.
Riquinho
Ele era tão rico, mas tão rico, que tinha um Mac Donalds particular dentro de sua mansão! Precisa mais? Macauley Culkin se divertiu horrores com seus amigos do gueto nesta história, que mostrou que o dinheiro não compra amizade – mas pode comprar um pula-pula gigante!
True Lies
Quem diria que Arnold Schwarzenegger e Jamie Lee Curtis teriam uma química tão boa nas telas! Ele é um agente secreto, que, de tão secreto, acaba parecendo chato e ausente para a esposa (Curtis). Quando descobre que ela está tendo um caso com um homem que finge ser, justamente, um agente secreto, ele decide injetar um pouco de aventura na relação e acaba envolvendo-a numa investigação de verdade.
Um Sonho de Liberdade
“Um Sonho de Liberdade”, baseado numa história de Stephen King, foi um fenômeno de bilheteria e é um dos favoritos do público até hoje. Tim Robbins vive Andy, um banqueiro condenado pelo suposto assassinato da esposa e do amante. Na prisão, ele conhece Red (Morgan Freeman), que aposta que ele não aguentará a situação, mas Andy se mantém firme e usa suas habilidades financeiras para ganhar respeito entre os detentos.
Velocidade Máxima
Sandra Bullock ainda nem era famosa quando foi escalada para passar um filme inteiro dirigindo um ônibus ao lado de Keanu Reeves. No filme, um bandido coloca uma bomba no coletivo e avisa que o motorista não poderá andar abaixo de certa velocidade. O problema é que o motorista é morto e quem assume a encrenca é a mocinha.
Por Juliana Varella
Atualizado em 11 Nov 2014.