É verdade que o cinema ainda é um meio bastante masculino – com super-heróis, vilões e outros protagonistas importantes sempre tendendo para o lado “macho” da Força. Mas existem, sim, grandes heroínas em bons filmes: mulheres que usam a cabeça no lugar dos músculos e são muito mais habilidosas que muitos marmanjos por aí.
Quer saber quem são essas meninas? Confira 20 heroínas imbatíveis do cinema:
Sarah Connor (O Exterminador do Futuro)
Ela pode parecer um pouco perdida no início do primeiro filme, mas sua evolução é escandalosamente incrível. Ela é a mãe do homem que irá liderar a rebelião contra as máquinas num futuro próximo e, a partir do momento que descobre isso, dedica sua vida a treinar, lutar e registrar tudo o que sabe para que seu filho consiga vencer a guerra. (E pode ter certeza de que ela é muito mais forte que ele!)
Hermione Granger (Harry Potter)
Harry Potter não teria durado um único livro se não fosse por Hermione Granger. Nerd de carteirinha, ela aprendeu muito mais feitiços que seus colegas e desvendou sozinha a maioria dos mistérios de Hogwarts. Como se não bastasse, ela lutou pela liberdade dos elfos domésticos e protegeu Harry contra os Comensais da Morte enquanto eles procuravam as Relíquias.
Katniss Everdeen (Jogos Vorazes)
Ela já era uma caçadora antes de ser escolhida para lutar por sua vida nos Jogos Vorazes. Aliás, ela nem foi escolhida, mas voluntariou-se para salvar a irmã. Lá, ela usou a cabeça para sobreviver até o último segundo, sem recorrer à violência, e sua postura contestadora ficou tão popular que ela se tornou o símbolo da revolução contra a Capital.
Fa Mulan (Mulan)
Mulan não levava jeito para ser uma moça comum e faria qualquer coisa para proteger seu pai – inclusive cortar os cabelos e fingir-se de homem para lutar em seu lugar na guerra! A personagem foi a mais ousada entre as “princesas” da Disney até hoje e influenciou garotas do mundo todo a romperem o preconceito.
Beatrix Kiddo (Kill Bill)
Beatrix pode não ser exatamente uma heroína, afinal só luta por vingança pessoal, mas é uma das protagonistas mais resistentes e determinadas de todo o cinema. Ela levou um tiro na cabeça, foi enterrada viva, aguentou um treinamento chinês e matou muita, mas muita gente para chegar até Bill.
Lisbeth Salander (Millenium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres)
Lisbeth não é uma heroína comum – bonita, curvilínea e mestre em artes marciais. Ela é punk, introvertida, e é uma das melhores hackers que a literatura já criou. Suas habilidades não-tão-lícitas acabam sendo bastante úteis na investigação de uma garota desaparecida, mas o que impressiona é sua capacidade de lidar com situações traumáticas e se vingar com estilo.
Princesa Leia (Star Wars)
Carrie Fisher imortalizou o coque duplo e o biquíni metálico ao viver a Princesa Leia nos três primeiros (ou últimos) episódios da saga Star Wars. Tudo bem, ela precisou ser resgatada no início do filme IV e virou escrava de Jabba no VI, mas, na primeira oportunidade, ela matou o monstrengo com sua própria corrente.
Ellen Ripley (Alien)
Comandante de uma nave atacada por aliens, Ripley luta até ser a última sobrevivente. A história se repete por outras duas vezes e ela se mantém ilesa, com a ajuda de seu revólver e sua inteligência. Mas matar alienígenas não é o suficiente: ela ainda precisa carregar um em seu ventre!
Trinity (Matrix)
As cenas de abertura do primeiro e do segundo filme da trilogia Matrix mostram uma Trinity imbatível: ela corre, pula, manobra uma moto, luta e dispara tiros certeiros contra seus perseguidores sem titubear. O problema é quando ela está com Neo, que, apaixonada, deixa-se escorregar para escanteio. Mas sabemos do que ela é capaz!
Lara Croft (Tomb Raider)
Heroína e musa dos games, Lara Croft é uma espécie de Indiana Jones feminino, que explora cavernas e procura relíquias, quando não está treinando em sua mansão ou prendendo seu mordomo num quarto gelado... Ops! A verdade é que interpretar Croft não é para qualquer uma: só mesmo Angelina Jolie.
Leeloo (O Quinto Elemento)
Quem disse que Bruce Willis é o protagonista de “O Quinto Elemento”? Leeloo vem do espaço, vira a vida do taxista de cabeça para baixo, aprende tudo sobre os humanos, derrota os inimigos com seus movimentos de kung fu, desvenda os cinco elementos e ainda fica com o bonitão no final! Go girl!
Tempestade (X-Men)
Nós sabemos que a Tempestade da série animada era muito mais imbatível que a versão dos cinemas, mas Hale Berry mandou bem na pele da mutante super-estilosa e mãezona capaz de controlar o tempo. E o que dizer desses cabelos, hein?
Nikita (Nikita – Criada para Matar)
Nikita não é uma princesinha, nem uma pesquisadora de família rica e vida fácil: ela era drogada, participava de uma gangue e foi presa ao matar um policial. Sua sorte é que o serviço secreto percebeu seu talento e resolveu treiná-la para ser uma assassina profissional.
Lucy (Lucy)
Ninguém nunca atingiu 100% da capacidade do cérebro (segundo as premissas do filme), além dela. Vítima de mafiosos, ela teve uma superdroga implantada em seu organismo e, ao perceber que a química lhe dava poderes, virou a situação a seu favor e perseguiu os traficantes, um a um. Mas Lucy não pensou apenas em si, e fez questão de compartilhar seus conhecimentos com um pesquisador.
Jen (O Tigre e o Dragão)
Num dos raros filmes com duas protagonistas mulheres (que lutam entre si!), Zhang Yi interpreta Jen, uma jovem de família aristocrática que não quer aceitar um casamento arranjado e prefere se arriscar numa vida de crimes e lutas de espada.
Merida (Valente)
Heroína da Pixar, Merida é a filha mais velha de um líder viking e, como é de praxe, precisa se casar. Revoltada com a baixa qualidade dos candidatos e irritada com a mãe, ela lança uma maldição quase sem querer – daí para a frente, sua missão será apenas reverter o feitiço e se entender com a mãe, sem grandes vilões para derrotar ou príncipes para atrapalhar. Moderninha, não?
Selene (Anjos da Noite)
Matadora de elite dos vampiros, Selene dedica sua vida a caçar Lycans (lobisomens), acreditando que eles foram responsáveis pela morte de sua família. Suas certezas começam a mudar quando ela se apaixona por um Lycan recém-transformado. Romances à parte, ela é exímia em artes marciais, armas medievais, pistolas e ainda tem a força extra dos vampiros.
Chihiro (A Viagem de Chihiro)
Os filmes de Hayao Miyazaki normalmente apresentam figuras femininas fortes e independentes. Neste clássico, Chihiro é uma menininha que está se mudando com os pais, quando um feitiço os transforma em porcos. Para salvá-los, ela precisa se infiltrar na casa de banhos da bruxa Yubaba, se misturar com os outros monstros e encontrar um jeito de convencê-la a reverter a maldição.
Alice (Resident Evil)
Nesta franquia emprestada dos games, Alice enfrenta uma epidemia de zumbis enquanto investiga os projetos secretos da organização Umbrella. Alice precisa lidar, ainda, com inteligências artificiais e perda de memória, mas sobrevive aos cinco filmes sem um arranhão.
Natasha Romanoff / Viúva Negra (Os Vingadores)
Natasha ainda não ganhou nenhum filme só seu, mas já roubou a cena em Homem de Ferro 2, Os Vingadores e Capitão América 2. Espiã, ela sempre sabe um pouco mais que seus colegas e consegue se aproveitar de qualquer situação – além de se defender sozinha, é claro.
Por Juliana Varella
Atualizado em 25 Nov 2014.