O feminismo tem estado no centro das discussões nos últimos anos, mas algumas indústrias, como a do cinema, ainda não perderam o hábito de priorizar histórias que giram em torno exclusivamente de homens. Neste Dia Internacional da Mulher, experimente fugir do óbvio e conheça cinco documentários sobre mulheres inspiradoras:
Malala
O documentário de David Guggenheim reconta a trajetória de Malala Yousafzai, uma garota paquistanesa que se tornou alvo do Talibã após defender publicamente o direito das mulheres de frequentarem escolas. Hoje, Malala é dona de um prêmio Nobel e tem uma fundação para ajudar meninas do mundo todo.
What Happened, Miss Simone?
Nina Simone não foi apenas uma cantora e pianista americana, apelidada de “sacerdotisa do soul”, mas também uma ativista dos direitos civis nos anos 60. O documentário, indicado ao Oscar e em cartaz na Netflix, mostra sua vida dividida entre a arte e o movimento.
As Praias de Agnès
Com quase 80 anos na época da produção do filme, a cineasta Agnès Varda escreveu e dirigiu um documentário sobre suas memórias – da infância na Bélgica à descoberta do cinema, à participação no movimento da Nouvelle Vague francesa e, enfim, seu casamento, os filhos e a velhice.
Gloria: In Her Own Words
O documentário original da HBO explora a história da jornalista Gloria Steinem, que, nos anos 60, se infiltrou nos bares da Playboy para investigar as condições de trabalho das “coelhinhas” e denunciar abusos na indústria. Depois desse episódio, Steinem se tornou um ícone do movimento feminista.
The September Issue
O documentário faz um perfil da editora-chefe da Vogue americana, Anna Wintour, considerada uma das mulheres mais poderosas do mundo, a partir da preparação da edição de setembro de 2007 da revista. As publicações desse mês tradicionalmente são maiores que as demais e aquela foi a maior já publicada até então.
Por Juliana Varella
Atualizado em 8 Mar 2016.