David Bowie não era chamado de “Camaleão” por acaso. Versátil, o artista mergulhou com a mesma desenvoltura na música, no cinema e na moda e deixou sua marca por todas as obras de que participou. No cinema, ele viveu os papéis mais diversos, entre personagens reais e ficcionais, do espaço ou de universos fantásticos.
Conheça cinco filmes essenciais para relembrar a carreira de David Bowie:
O Homem Que Caiu na Terra (1976)
No clássico da ficção científica dos anos 70, Bowie interpreta Thomas Jerome Newton, um alienígena que pousa na Terra em busca de água para seu planeta-natal. Aqui, sua tecnologia avançada permite que ele se torne um empresário milionário, mas o retorno para casa vai se revelando cada vez mais difícil.
Fome de Viver (1983)
Num dos mais estilosos filmes de vampiros de todos os tempos, Bowie vive a mais recente vítima da vampira Miriam (Catherine Deneuve), uma predadora que seduz seus companheiros para sugar sua juventude, garantindo assim vida eterna.
Labirinto – A Magia do Tempo (1986)
Quando uma adolescente (Jennifer Connelly) se vê obrigada a cuidar do irmãozinho por uma noite, seu desejo de se ver livre dele é realizado pelo Rei dos Duendes (David Bowie). Desesperada, ela tem apenas 13 horas para atravessar m labirinto e resgatá-lo.
A Última Tentação de Cristo (1988)
Bowie teve um papel importante no clássico bíblico de Martin Scorsese. O ator interpretou Pôncio Pilatos, o prefeito de Judeia e juiz que condena Jesus Cristo (Willem Dafoe) à morte. O filme mostra a jornada de Cristo até seus minutos finais.
O Grande Truque (2006)
Outro grande diretor com quem Bowie trabalhou foi Christopher Nolan, no suspense mágico “O Grande Truque”. O Camaleão interpreta Nikola Tesla, inventor austríaco que, no filme, cria uma máquina capaz de replicar objetos.
Por Juliana Varella
Atualizado em 1 Ago 2016.