A onda de franquias literárias juvenis nos cinemas não é nova: começou em 2001 com Harry Potter e a Pedra Filosofal, ganhou o público feminino com Crepúsculo e vem assumindo importância cada vez maior para grandes estúdios após o sucesso de Jogos Vorazes.
A situação, porém, não é exatamente a mesma de antes. A fantasia inocente que os livros de J. K. Rowling e Stephenie Meyer representaram não corresponde mais às angústias dos adolescentes – mais ainda, dos “young adults” (jovens adultos), termo que vem ganhando as prateleiras e aumentando a idade dos protagonistas em tramas mais obscuras e, muitas vezes, de cunho político, com heranças da ficção científica clássica.
Quando não são fantásticas, as histórias resgatam uma carência do público jovem por romances com os quais possam se identificar, envolvendo sempre personagens em crise de identidade, lidando com a conquista da independência e com a sensação de onipotência típicas da idade.
Conheça os próximos filmes baseados em livros adolescentes que vão estrear até 2015:
*Filmes em pré-produção, sem previsão de estreia
A Culpa é das Estrelas (junho 2014)
Baseado no best seller de John Green, o filme traz Shailene Woodley (a mesma que interpreta Tris) e Ansel Elgort (que é seu irmão em Divergente) nos papéis de Hazel e Gus. Os dois se conhecem num grupo de apoio a pacientes com câncer e desenvolvem um relacionamento bem-humorado e apaixonado, contra tudo e contra todos.
The Giver - O Doador (agosto 2014)
Inspirado no romance distópico de Lois Lowry, o filme tem direção de Phillip Noyce (Salt) e traz Meryl Streep e Jeff Bridges no elenco. Os personagens vivem numa sociedade aparentemente perfeita, que eliminou as desigualdades e violências por meio da padronização de comportamentos e emoções. Um jovem é escolhido para herdar a memória da humanidade da forma como existia antes, pelo contato com um homem velho e sábio.
The Maze Runner – Correr ou Morrer (setembro 2014)
Traduzido como “Correr ou Morrer” na série de quatro livros de James Dashner, o filme está previsto para estrear no Brasil em setembro. Dylan O’Brien viverá Thomas, um garoto que perde a memória e se vê num espaço cercado junto com outros garotos na mesma situação. A cada mês, novos jovens são entregues no “elevador”, sem memória nem passado. Um dia, uma garota aparece no elevador com uma mensagem que mudará tudo.
Fallen – Anjo Caído (2015)
Mais próximo do perfil da série Crepúsculo, Fallen é baseado no primeiro livro de uma tetralogia escrita pela norte-americana Lauren Kate. Lucinda (Addison Timlin) é mandada para um reformatório após ser culpada pela morte de um garoto. Lá, ela conhece Daniel (Jeremy Irvine), um anjo caído que a conhece há muito tempo.
Chaos Walking*
Baseado na trilogia “Mundo em Caos”, de Patrick Ness, o filme promete chegar aos cinemas em 2014 pela Lionsgate, com Charlie Kaufman confirmado para escrever o roteiro. No futuro, o “barulho” foi liberado e todos os homens conseguem ouvir os pensamentos uns dos outros – incluindo os de animais. As mulheres desapareceram e Todd é o último menino que ainda não atingiu a maioridade. Prestes a virar um “homem”, porém, ele descobre que estão tramando contra ele e decide fugir. É quando conhece uma criatura que nunca imaginou: uma mulher.
Shadow and Bone*
A Dreamworks comprou os direitos da trilogia “Grisha”, de Leigh Bardugo e já escalou os produtores David Heyman e Jeffrey Clifford, além do roteirista Christopher Kyle. O primeiro livro apresenta Alina Starkov, uma órfã criada no país de Ravka (inspirado na Rússia czarista) ao lado de seu melhor amigo, para integrar o exército. Em contraste com a opulência de Ravka, uma faixa de escuridão corta o país e esconde perigos desconhecidos – é lá que Alina desperta um poder inesperado e ganha a atenção da elite.
Destino*
A Disney garantiu os direitos sobre a trilogia “Destino” (Matched), de Ally Condie, e indicou Jon Chu como o diretor. O livro mistura as tendências de distopia e romantismo, trazendo uma sociedade que controla todos os passos de cada habitante, determinando uma “vida perfeita” para que ninguém precise sofrer ou contestar. Cassia é a protagonista, uma garota prestes a ser “destinada” a seu amigo de infância como marido, mas que começa a questionar essa imposição ao se envolver com um estranho garoto chamado Ky.
Por Juliana Varella
Atualizado em 5 Set 2014.