Com o roteiro do filme em mãos, é chegada a hora de esboçar os primeiros traços das personagens: suas expressões, figurinos e características da personalidade que serão projetadas. Ao desenvolver esta primeira arte conceitual dos filmes, muitas vezes as ideias iniciais são completamente diferentes das versões finais que vemos no cinema – resultando em um contraste perceptível e até surpreendente.
+ Veja curiosidades sobre as cenas clássicas do cinema
+ Relembre 10 desenhos clássicos que viraram filmes
A arte utilizada auxilia toda a equipe de produção na hora de se construir os personagens e selecionar o elenco para o filme, uma vez que os desenhos ajudam a ter uma imagem mais nítida daquilo que se deseja.
Com muitas alterações e evoluções, selecionamos uma lista com algumas artes conceituais de famosos personagens do cinema. Confira!
Mufasa e Simba (Rei Leão)
A arte conceitual do filme Rei Leão traz personagens onde se percebe traços muito mais realísticos se comparados aos que foram utilizados nas versões finais do filme que foi para as telonas. Personagens como Timão e Pumba também seguem a mesma linha de ilustração, remetendo muito mais aos animais da savana do que aos simpáticos personagens da Disney.C-3PO (Star Wars)
O “dróide de protocolo” foi inspirado em uma das máquinas presentes no filme do cineasta austríaco Fritz Lang – “Metrópolis”. Com traços semelhantes aos usados por Lang em seu filme, o C-3PO torna-se não apenas um personagem, mas uma boa referência a um dos clássicos do cinema expressionista alemão.Chewbacca (Star Wars)
Assemelhando-se a um duende maligno e peludo, esta é a arte conceitual para o Chewbacca, um dos personagens carismáticos do filme Star Wars. Muito mais equipado e com uma quantidade bem menor de pelos em relação à sua versão final, tinha um ar mais élfico se comparado às feições quase caninas do atual Chewie.Hagrid (Harry Potter)
O gigante de coração doce presente na saga Harry Potter mais parecia um cigano com orelhas de elfo, com roupas trabalhadas e acessórios. Em sua versão final, Hagid apresenta um figurino muito mais humilde e menos trabalhado, preservando sua natureza mostrada no filme.Woody (Toy Story)
Pensado para ser o vilão do filme Toy Story, Woody tinha uma aparência muito mais grotesca, parecendo um boneco de ventríloquo. Após ganhar o papel de brinquedo bonzinho no filme, suas feições ficaram muito mais amigáveis, além de ter seu tamanho reduzido em relação ao outro personagem principal da animação: Buzz LightearBuzz Lightear (Toy Story)
Pensado para ter a metade do tamanho do Woody, Buzz seria um pequeno e simpático comandante estelar na coleção de brinquedos do Andy. Seu nome foi inspirado em um dos astronautas da Apollo, Buzz Aldrin.Neytiri (Avatar)
Escrito e dirigido por James Cameron (o mesmo diretor de Titanic), as artes conceituais de Avatar nos lembram muito mais os clássicos alienígenas dos filmes de ficção. Após remodelagens e adaptações, as personagens ganharam uma expressão um pouco mais humana e menos alienígena.Bane (Batman - The Dark Knight Rises)
Conhecido no mundo dos quadrinhos, Bane teve sua adaptação para o cinema, aparecendo como o vilão do filme "Batman - o cavaleiro das trevas ressurge". No início, a personagem era para ter o rosto completamente coberto com uma máscara. Na versão final, Bane ficou apenas com o respirador, cobrindo a boca e pequenas partes do rosto. Apesar das mudanças, ainda se percebe uma similaridade entre as máscaras em suas duas versões.Predador (O Predador)
Muito menos assustadora, a versão conceitual do maligno Predador sofreu diversas alterações até chegar em sua versão final, ganhando um ar muito mais assustador.Thor (Thor)
O herói de Asgard tinha uma armadura completamente diferente da versão final. Com uma quantidade bem menor de detalhes, a armadura final é muito mais prática e simples, tendo alguns detalhes da original preservados.Por Leila Vieira
Atualizado em 5 Set 2013.