Está chegando a competição mais esperada do ano para a indústria do cinema: o Oscar 2015. Os prêmios, escolhidos por membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, serve de termômetro para o mercado – registrando as angústias e ambições dos grandes estúdios a cada ano.
Confira nossas apostas para a festa deste ano, que acontece na noite de 22 de fevereiro:
Melhor Filme
A briga, este ano, é entre os filmes “menores” – independentes, de baixo orçamento ou de forte caráter autoral. Se “Boyhood” e “O Grande Hotel Budapeste” ainda têm chances, nossa aposta para a estatueta principal vai para “Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância)”. O filme faz uma autocrítica pesada a todos os profissionais de cinema e teatro (crítica e público, inclusive), além de ousar no formato (um falso plano-sequência infinito) e na trilha (um enorme solo de bateria).
Melhor Direção
Como a divisão entre “Birdman” e “Boyhood” está muito acirrada, há grandes chances de o primeiro levar Melhor Filme e o segundo, Melhor Direção. Nada impede, porém, que o mexicano Alejandro G. Iñarritu conquiste as duas categorias.
Melhor Ator
Michael Keaton e Benedict Cumberbatch podem estar excepcionais em seus papéis, mas, neste ano, quem vai levar o Oscar é Eddie Redmayne. O ator, até então apenas um rostinho bonito, encarou as muletas e mostrou nas telas a transformação física e psicológica do físico Stephen Hawking, hoje um gênio criativo e cheio de humor, preso num corpo atrofiado.
Melhor Atriz
A quinta indicação de Julianne Moore deve, finalmente, se converter num prêmio há muito tempo merecido. Em “Para Sempre Alice”, ela vive uma professora, esposa e mãe que descobre ter Alzheimer e tenta não desmoronar.
Melhor Ator Coadjuvante
Se a Academia seguir a tendência do Globo de Ouro e do SAG Awards, é quase certo que J. K. Simmons leva o prêmio. Além disso, sem papel em “Whiplash” é a cara do Oscar: intenso e explosivo.
Melhor Atriz Coadjuvante
O Oscar deste ano deve ir para Patricia Arquette por falta de opções. Para um ano em que se provou que mulheres podem atrair grandes bilheterias (vide “Jogos Vorazes – A Esperança”), a quantidade de bons papéis femininos em cartaz foi assustadoramente baixa.
Melhor Roteiro Adaptado
“Whiplash” foi injustiçado ao ser tirado da categoria “Roteiro Original” (por ser precedido por um curta-metragem), mas isso provavelmente se reverterá em vantagem. Diante de concorrentes relativamente fracos entre as adaptações, é provável que o ótimo roteiro de Damien Chazelle leve o prêmio.
Melhor Roteiro Original
Todos os concorrentes, com exceção de “Foxcatcher”, têm potencial para levar o prêmio, mas “O Grande Hotel Budapeste” é, de longe, o favorito. Possivelmente ignorado nas categorias principais, o filme de Wes Anderson deve levar Roteiro como uma espécie de consolação.
Melhor Montagem
“Boyhood”, o projeto de formiguinha de Richard Linklater, tem tudo para vencer na categoria Melhor Montagem (ou Edição, numa tradução literal). Imagine juntar num único filme peças filmadas ao longo de 12 anos, dando a elas o ritmo necessário para manter o público atento?
Melhor Edição/ Mixagem de Som
Ironicamente, o favorito deste ano nas categorias de som não é um épico cheio de estrepolias técnicas, como “Interestelar” ou “O Hobbit”, mas sim dois dramas intimistas com foco nos diálogos: “Sniper Americano” e “Birdman”.
Melhores Efeitos Visuais
A Academia pode cometer suas injustiças, mas ela não pode ignorar a sequência de congelamento do tempo (a do Mercúrio) em “X-Men – Dias de um Futuro Esquecido”. É uma cena que será imitada por anos a fio.
Melhor Fotografia
Um dos motivos para “O Grande Hotel Budapeste” ter ganhado os corações da Academia (e do público) é seu visual nostálgico, iluminado e obsessivamente simétrico. A fotografia foi o primeiro passo para se conseguir esse efeito...
Melhor Design de Produção
...E o design de produção foi o segundo.
Melhor Maquiagem e Cabelo
Qualquer um dos concorrentes pode levar o prêmio, mas nossa aposta vai para os alienígenas estilosos de “Guardiões da Galáxia”.
Melhor Figurino
Para não passar batido, “Caminhos da Floresta” pode levar o Oscar de Melhor Figurino, por seus ostensivos trajes de contos de fadas.
Melhor Canção Original
Por enquanto “Glory” ("Selma") corre na frente, representando o único prêmio de um filme considerado injustiçado por alguns críticos. Mas nenhuma das canções na lista ficou tão marcada na cabeça do público quanto “Everything is Awesome” ("Uma Aventura Lego"), que, além de tudo, tem uma letra inusitada e sarcástica. Já “Lost Stars” ("Mesmo Se Nada Der Certo") é uma balada com jeito de rádio, representando um filme que fala de música como poucos outros na safra deste ano.
Melhor Trilha Sonora Original
A trilha composta por Jóhann Jóhannsson para “A Teoria de Tudo” levou o Globo de Ouro e não seria surpresa se levasse também o Oscar.
Melhor Animação
Depois do sucesso quase imprevisto no Globo de Ouro, “Como Treinar o Seu Dragão 2” voltou a ser cotado como um dos grandes favoritos, deixando para trás as não-tão-lucrativas bilheterias de 2014. Quem também ficou para trás foi a Walt Disney, que dificilmente levará o prêmio este ano com “Operação Big Hero”. Quem pode surpreender é o novo filme de Isao Takahata, do estúdio Ghibli, “Tale of the Princess Kaguya”.
Melhor Documentário
Pela relevância atual, “Citizenfour” deve levar a estatueta de Melhor Documentário. O filme de Laura Poitras acompanha diversas entrevistas com o hacker Edward Snowden, perseguido desde 2013 por vazar informações secretas da Agência de Segurança Nacional americana.
Melhor Filme em Língua Estrangeira
“Relatos Selvagens” pode ser o filme mais adorado pelo público na lista de concorrentes, mas não é comum o Oscar premiar comédias, especialmente nesta categoria. O favorito, então, passa a ser “Leviatã”, sobre a corrupção na Rússia.
Por Juliana Varella
Atualizado em 20 Fev 2015.