Alguns atores são verdadeiras caixinhas de surpresas: eles se entregam tanto a seus personagens que, a cada filme, podemos encontrá-los muitos quilos mais gordos, mais magros ou simplesmente diferentes.
Relembre 10 atores e atrizes que se transformaram completamente para seus papéis:
Christian Bale
Trocadilhos à parte, Christian Bale é o “herói” dos atores camaleões. Para “O Operário”, filme de 2004, Bale perdeu cerca de 29 kg porque precisava parecer magro e doente. No ano seguinte, o ator voltou ao seu peso normal para interpretar Batman no primeiro filme da trilogia de Nolan, mas, em 2010, ele emagreceu tudo novamente para viver um treinador de boxe em “O Vencedor”. Já em 2013, ele surpreendeu novamente e apareceu com uma barriga proeminente para a comédia “Trapaça”.
Jared Leto
Para saber qual é a aparência normal de Jared Leto, só mesmo indo aos seus shows com a banda 30 Seconds to Mars. Como ator, afinal, ele parece preferir os visuais extremos: em “Capítulo 27”, de 2007, Leto apareceu rechonchudo para viver o assassino de John Lennon; enquanto em “Clube de Compras Dallas”, de 2013, ele está magérrimo e transexual. Já em 2016, o ator interpretará uma versão perturbadora do vilão Coringa em “Esquadrão Suicida”.
Eddie Redmayne
Redmayne ganhou o Oscar em 2015 e não foi por pouco: o ator levou aos cinemas a biografia do físico Stephen Hawking, conhecido por ter o corpo quase totalmente paralisado por uma doença, e trabalhou toda essa transformação diante das câmeras. Seu trabalho seguinte também será polêmico: em “The Danish Girl”, ele vive um artista transgênero na Holanda dos anos 20. (À esquerda, seu visual “comum” em “Os Miseráveis”.)
Charlize Theron
Charlize Theron é uma das atrizes mais belas da atualidade, como podemos ver em “Branca de Neve e o Caçador”. Ela, porém, não se apega à aparência e já se transformou radicalmente para pelo menos dois papéis: o de uma assassina em “Monster” (2003) e o de uma guerreira de cabelo raspado e braço decepado em “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015).
Mathew McConaughey
O bonitão Matthew McConaughey parece ter se cansado do rótulo de galã e, recentemente, vem investindo em papéis mais dramáticos e desafiadores. Prova disso é que ele perdeu algo em torno de 20 kg para o papel de uma vítima de AIDS em “Clube de Compras Dallas” (2013).
Robert De Niro
Em 1980, Robert De Niro engordou quase 30kg diante das câmeras, dentro de um único filme, para viver as diferentes fases da vida do lutador Jake La Motta em “Touro Indomável”. Ele ficou irreconhecível.
Tilda Swinton
Entre as mulheres, Tilda Swinton é provavelmente a mais camaleoa das atrizes. A cada papel, ela aparece com um novo look, às vezes mais sério, às vezes mais cômico, mas sempre muito diferente – e, quase sempre, muito pálido. Em 2015, porém, ela surpreendeu a todos ao aparecer bronzeada na comédia “Descompensada” (que deve estrear no Brasil em setembro).
Chris Pratt
Chris Pratt fez o caminho contrário da maioria de seus colegas: ao invés de emagrecer ou engordar excessivamente para parecer menos saudável nas telas, ele usou o estímulo de um papel de super-herói para entrar em forma. Acostumado a papéis cômicos que o permitiram pesar até mais de 120 kg, Pratt teve que malhar pesado por seis meses e enxugar a barriga para viver Star Lord em “Guardiões da Galáxia”.
Jake Gyllenhaal
Outro ator capaz de ficar irreconhecível em qualquer papel, mesmo com seus olhos marcantes, é Jake Gyllenhaal. Para “O Abutre”, ele perdeu cerca de 10kg e transformou seu jeito de andar, explorando todo o corpo para construir um personagem sociopata. Já para “Nocaute” (que estreia em setembro), ele malhou pesado para inflar os músculos e viver um boxeador.
Bradley Cooper
Cooper ganhou quase 20 quilos para interpretar o soldado Chris Kyle em “Sniper Americano”. O interessante é que o peso não era realmente relevante para o papel, mas o ator quis ficar mais parecido com o personagem real, chegando a emocionar seus parentes pela semelhança.
Por Juliana Varella
Atualizado em 11 Ago 2015.