Do início do século XX até hoje, o cinema fez parte da rotina dos brasileiros. Se, hoje, assistir a um filme é quase sinônimo de ir ao shopping e escolher uma das dezenas de salas idênticas nas redes multiplex, um dia as salas de cinema foram escassas, e ocuparam verdadeiros palacetes que ficaram marcados na memória dos seus freqüentadores.
+ Confira as estreias da semana nos cinemas
+ Conheça as viagens pelo brasil que você tem que fazer antes de morrer
Conheça alguns dos cinemas de rua mais antigos e mais imponentes do país:
Pathé (Rio de Janeiro)
Fundado em 1907 pela família Ferrez, foi um dos primeiros cinemas do Rio de Janeiro e trouxe equipamentos da França. Uma orquestra tocava nos intervalos das sessões.Pathé Palácio (Rio de Janeiro)
Após a morte de Marc Ferrez, o “Palácio” foi fundado pela família em 1928 na praça Floriano Peixoto, na Cinelândia. Comportava cerca de 1000 lugares. Hoje, está desativado e virou um templo religioso.Odeon (Rio de Janeiro)
Fundado em 1926 na Cinelândia carioca, funciona até hoje e é sede de festivais de cinema.Cine Para Todos (Rio de Janeiro)
Fundado em 1935 no bairro do Méier, pela família Ferrez. O primeiro filme exibido foi Soldados das Nuvens.Cinema Olinda (Rio de Janeiro)
Fundado em 1940 na Praça Saenz Peña, na Tijuca. Foi aberto com 3500 lugares e foi demolido em 1972. Hoje, há um shopping no local.Bijou Theatre (São Paulo)
Fundado em 1907 no local onde hoje é o Edifício Martinelli, o teatro foi fechado em 1914 e tinha capacidade para 400 pessoas.Cine-Teatro Santa Helena (São Paulo)
Fundado em 1925 no Palacete Santa Helena, o cinema entrou em decadência nos anos 60, onde também foi aberto o Cinemundi. O prédio foi demolido para a construção da estação Sé.Cine São Bento (São Paulo)
Fundado em 1927 na Rua São Bento, com capacidade para 550 lugares. Hoje, deu lugar às lojas de rua.Cine-Teatro Paramount (São Paulo)
Hoje Teatro Renault, o cine Paramount foi inaugurado em 1929 na avenida Brigadeiro Luís Antônio e foi o primeiro cinema sonoro da América Larina. Em 1969, foi atingido por um incêndio e reformado.Cine Broadway (Sâo Paulo)
Fundado nos anos 30 na Avenida São João, o prédio foi demolido nos anos 60.Cine Marabá (Sâo Paulo)
Fundado em 1944 no centro de São Paulo, o cinema funciona até hoje e foi restaurado por Ruy Ohtake e Samuel Kruchin.Cine Ipiranga (São Paulo)
Localizado em frente ao Cine Marabá, no prédio que se tornou o hotel Excelsior, o Ipiranga foi fundado em 1943, com capacidade para 1936 lugares. O espaço foi fechado em 2005.Cinema Olympia (Belém)
Inaugurado em 1912, o espaço comemorou seu centenário em atividade, depois de quase ser fechado em 2006.Cinema Guarany (Porto Alegre)
Fundado em 1913 na Praça da Alfândega, com 958 lugares, o prédio projetado por Theo Wiederspan hoje abriga um banco.Cine-Teatro Glória (Vitória)
Fundado em 1932 na avenida Jerônimo Monteiro, tinha capacidade para 1176 lugares. Hoje, é um centro cultural.Cine Metrópole (Belo Horizonte)
Fundado em 1942 e fechado em 1983, o cinema tinha capacidade para 1300 pessoas e ficava entre as ruas Goiás e Bahia.Por Juliana Varella
Atualizado em 4 Set 2013.