A temporada pré-Oscar mal começou e alguns títulos já se tornaram os queridinhos da crítica, passando pelos festivais sob elogios quase unânimes. Ainda é cedo para conhecer os candidatos, mas o Guia da Semana selecionou alguns nomes que com certeza vão dar o que falar nesta corrida do ouro.
Vale notar que “Maps to The Stars”, de David Cronenberg, teve a estreia adiada para 2015, por isso não irá concorrer.
Confira os filmes que têm tudo para brilhar no Oscar 2015:
Birdman
A comédia dramática de Iñarritu traz Michael Keaton num personagem bastante familiar: um ator marcado pelo papel de um super-herói. Decadente, ele precisa vencer seu orgulho e seus medos para enfrentar uma peça de teatro que pode salvar sua carreira.
Categorias em que pode concorrer: Filme; Diretor (Alejandro González Iñárritu; Ator (Michael Keaton)
Boyhood
Filmado ao longo de 12 anos, com um ator-mirim crescendo aos olhos do público, Boyhood tem todo o apelo necessário para concorrer a pelo menos um Oscar. Longe de ser o primeiro projeto de “longo prazo”, “Boyhood” tem a vantagem de carregar a experiência de Linklater – diretor cuja trilogia “Antes do Amanhecer” levou 18 anos para ser completada e acompanhou o amadurecimento dos personagens.
Categorias em que pode concorrer: Filme; Diretor (Richard Linklater)
Corações de Ferro
Um drama de guerra bem feito sempre tem espaço na corrida do Oscar. Neste, Brad Pitt vive um comandante que precisa liderar sua equipe numa missão praticamente suicida contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.
Categorias em que pode concorrer: Filme; Diretor (David Ayer); Ator (Brad Pitt)
Foxcatcher
Steve Carell sai de sua zona de conforto e vai viver um treinador/patrocinador perturbado e obsessivo. Seu personagem treina o lutador Mark Schulz (Channing Tatum) e instiga sua rivalidade com o irmão (Mark Ruffalo).
Categorias em que pode concorrer: Filme, Ator (Steve Carell ou Channing Tatum)
Garota Exemplar
A adaptação do livro de Gillian Flynn, com roteiro do próprio autor e direção de David Fincher, já tem passaporte carimbado para o Oscar 2015. Ben Affleck interpreta um homem arrasado pelo desaparecimento da esposa, que, ao tentar encontrá-la, acaba se tornando o principal suspeito. Leia a crítica do filme.
Categorias em que pode concorrer: Filme; Diretor (David Fincher); Roteiro Adaptado
Interstellar
Ficções científicas não são exatamente as favoritas do Oscar, mas sempre têm lugar garantido nas categorias técnicas. A nova mega-produção de Nolan explora os desafios da viagem interestelar, como superação obrigatória para garantir a sobrevivência da humanidade – já que a Terra chegou ao limite. Leia a crítica do filme.
Categorias em que pode concorrer: Fotografia; Edição; Montagem; Som.
Mr. Turner
A biografia do pintor J.M.W.Turner, com Timothy Spall no papel principal, rendeu elogios entusiasmados desde sua premiére em Cannes – onde Spall venceu o prêmio de Melhor Ator.
Categorias em que pode concorrer: Filme; Diretor (Mike Leigh); Ator (Timothy Spall)
The Imitation Game
Benedict Cumberbatch interpreta o matemático Alan Turing nesta cinebiografia, que mostra como o especialista em enigmas quebrou o código nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Categorias em que pode concorrer: Filme; Ator (Benedict Cumberbatch)
The Theory of Everything
O leitor deve ter notado que, até agora, não houve nenhum papel feminino forte o suficiente para render uma previsão ao Oscar 2015. Quem se salva, até agora, é Felicity Jones, que vive a primeira esposa de Stephen Hawking (Eddie Redmayne) nesta biografia romântica da vida do cientista.
Categorias em que pode concorrer: Filme; ator (Eddie Redmayne); atriz (Felicity Jones)
Por Juliana Varella
Atualizado em 29 Out 2014.