Entre os dias 10 e 17 de junho, o Festival Varilux traz a 50 cidades brasileiras uma seleção com o melhor do cinema francês atual, incluindo lançamentos e grandes sucessos de bilheteria do último ano.
Antes de conferir a programação, conheça os principais destaques do festival:
De Cabeça Erguida – Emmanuelle Bercot
O filme que abriu o Festival de Cannes neste ano foi o primeiro desde 1987 a ser dirigido por uma mulher. Só esse fato já bastaria para fazer dele um dos longas essenciais do Festival Varilux (a diretora, aliás, está no Brasil para conversar com o público), mas há muitas outras razões para que você o coloque na sua lista. Primeiro, ele é protagonizado por Catherine Deneuve. Segundo, traz uma visão bastante diferente sobre o papel do Estado na educação de um jovem delinquente – o que renderá boas discussões após a sessão.
O Diário de Uma Camareira – Benoît Jacquot
É preciso ter coragem para adaptar um clássico da literatura francesa depois que Jean Renoir e Luis Buñuel já o fizeram. Na versão de Jacquot, é Léa Seydoux que interpreta a camareira do título, repetindo a parceria bem-sucedida de “Adeus, minha Rainha” e emprestando uma sensualidade silenciosa à personagem. À serviço de um casal sufocante e insatisfeita com a exploração constante em todos os seus trabalhos, ela se apaixona por um jardineiro e vê nele a chance de ter uma nova vida. O filme tem estreia prevista no Brasil em agosto.
Os Olhos Amarelos dos Crocodilos – Cécile Telerman
Baseado num bestseller francês de mesmo nome, o filme conta a história de duas irmãs (Julie Depardieu e Emmanuelle Béart) com vidas opostas. Uma é bem-sucedida, tem dinheiro e um bom marido. A outra acaba de ver seu casamento ruir e precisa sustentar duas crianças com quase nenhum dinheiro. Para não decepcionar a família, esta finge estar escrevendo um livro, mas acaba pedindo para a irmã escrevê-lo de verdade, sob seu nome. O filme tem estreia prevista para 25 de junho.
Na Próxima, Acerto no Coração – Cédric Anger
Inspirado por “um dos crimes mais estranhos já registrados na França”, como o próprio diretor coloca, o filme narra a trajetória de um policial militar que, nas horas vagas, é o serial killer que sua própria facção vem investigando. Sem qualquer razão aparente ou mesmo contato sexual, ele escolhe garotas jovens para assassinar, sempre dentro de um carro roubado. O longa estreia nos cinemas em agosto.
Samba – Eric Toledano e Olivier Nakache
Os diretores do sucesso mundial “Intocáveis” voltam a escalar o ator Omar Sy como seu protagonista na comédia dramática “Samba”. O título não se refere ao ritmo musical, mas sim ao nome do personagem, um imigrante senegalês tentando legalizar sua situação na França. Do outro lado, está uma empresária (Charlotte Gainsbourg) que sofre para reduzir o ritmo exaustivo do trabalho e recuperar o controle sobre sua vida. O filme estreia no Brasil no dia 9 de julho.
Por Juliana Varella
Atualizado em 1 Jul 2015.