O festival de documentários “É Tudo Verdade” chega à 20ª edição trazendo mais de cem títulos – entre curtas, médias e longas-metragens – às telas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Santos e Brasília. Os filmes vêm de 31 países e mostram diferentes olhares sobre as principais questões da atualidade, como a tecnologia militar dos drones e o vazamento de informações sigilosas por hackers.
Confira os destaques do festival:
Últimas Conversas
No último filme de Eduardo Coutinho, o documentarista conversa com adolescentes estudantes para entender a vida, os sonhos e as angústias de sua geração. O filme foi montado por Jordana Berg após o falecimento do diretor.
O Que Houve, Srta. Simone?
A partir de materiais de arquivo, o filme reconstrói a trajetória da compositora, cantora e ativista Nina Simone, que marcou a história do soul e do movimento negro americano.
Os Cinco Obstáculos – Lars Von Trier
O polêmico diretor dinamarquês Lars Von Trier propõe a Jørgen Leth que refaça seu curta-metragem “O Ser Humano Perfeito” (1967) por cinco caminhos diferentes.
É Tudo Verdade: Baseado em um filme inacabado de Orson Welles
O filme que empresta seu nome ao festival é um documentário sobre um documentário. O longa mostra os bastidores das filmagens que Welles fez no Brasil em 1942, para um filme que não chegou a ser finalizado.
Cidadãoquatro
Vencedor do Oscar na categoria, o documentário de Laura Poitras registra diversos encontros da jornalista com o analista de sistemas Edward Snowden, que denunciou um esquema de espionagem internacional do governo americano.
Cartunistas – Soldados de Infantaria da Democracia
Em tempos de conflitos ideológicos e violência contra cartunistas, o documentário francês expõe o trabalho de doze artistas de diversos países, mostrando sua postura de denúncia e defesa da democracia aliados ao humor.
De Caligari a Hitler
O documentarista alemão parte da República de Weimar para estudar o espírito do cinema alemão no início do século XX, estabelecendo relações entre a arte, a política e a sociedade no período.
Drone
Para discutir os dilemas éticos e legislativos gerados pelas novas tecnologias, o filme mostra as consequências do uso de drones norte-americanos no Paquistão, como a morte de civis.
Por Juliana Varella
Atualizado em 27 Mar 2015.