Filmes de exorcismo, espíritos e assassinos em série não seriam os mesmos sem alguns clássicos que fizeram do cinema de terror um gênero de respeito. Quer testar sua coragem? Então apague as luzes, acenda algumas velas e confira esta lista com os 15 filmes mais assustadores de todos os tempos:
O Bebê de Rosemary
Só mesmo Roman Polanski para tratar a maternidade como um filme de terror: Mia Farrow é Rosemary, uma mulher que está grávida, mas começa a suspeitar de que seu marido e todos os seus vizinhos conspiram para vender seu filho ao demônio.
O Exorcista
(The Exorcist, William Friedkin, EUA, 1973)
A maquiagem e os efeitos especiais podem não assustar tanto hoje como nos anos 70, mas a atitude dessa menininha continua arrepiante: isso sim é possessão!
Carrie, A Estranha
Brian De Palma se inspirou no livro de Stephen King para criar uma das personagens mais perturbadas do cinema: Carrie. Se a história de superproteção, timidez e poderes psíquicos da garota não for suficiente para assustar, a expressão da atriz Sissy Spacek com certeza será.
A Profecia
Uma série de mortes misteriosas começam a cercar um homem poderoso, e parecem estar sendo causadas pela mais improvável das criaturas: seu pequeno e inocente filho.
Halloween – A Noite do Terror
Michael Myers é um dos assassinos mais temidos do cinema. Aos 6 anos, ele esfaqueou a irmã na noite de Halloween. 15 anos depois, é 31 de outubro novamente e Myers deveria estar preso – mas conseguiu fugir e agora está à solta na cidade, sendo perseguido apenas por seu psiquiatra.
O Iluminado
Misture Stephen King e Stanley Kubrick e você terá “O Iluminado”. Tudo começa com uma família feliz indo morar num hotel isolado no meio da neve. Quando a nevasca aperta e eles perdem a comunicação com a cidade, o pai (Jack Nicholson) começa a agir de forma estranha e o filho começa a ter visões nada agradáveis.
Sexta-feira 13
Antes de aparecer em 12 sequências e spin-offs, Jason Vorhees mostrou sua origem em “Sexta-feira 13” – quando ainda era um menino e nem usava sua famosa máscara de hockey.
Um Lobisomem Americano em Londres
Há uma boa pitada de humor no filme de John Landis, mas as cenas de terror com os lobisomens vão ficar na sua memória para sempre. Dois americanos estão fazendo um mochilão pela Inglaterra quando são atacados por um monstro. Um deles se transformará em lobo na próxima lua cheia e, até que tire a própria vida, será atormentado por visões de todas as suas vítimas.
A Hora do Pesadelo
Quem disse que não se pode morrer nos sonhos? Freddy Krueger é um assassino com garras capaz de atacar enquanto você dorme – e desse pesadelo ninguém nunca acorda.
O Chamado
Se Samara aterrorizou o mundo na versão americana de “O Chamado”, o que dizer de Sadako, a garota de cabelos longos que se arrasta da televisão no filme original japonês?
Jogos Mortais
A franquia dos Jogos Mortais pode ter exagerado no número de sequências, mas, em 2004, o mundo todo ficou chocado quando um pobre coitado decidiu serrar a própria perna para alcançar um simples telefone, numa armadilha que estava apenas começando.
Abismo do Medo
Um ano depois de perder o marido e a filha, uma mulher decide acompanhar as amigas numa expedição explorando cavernas – o que se revela uma péssima ideia. Não apenas as garotas ficam presas no escuro, como descobrem que estão sendo observadas por criaturas nada amigáveis.
O Orfanato
Crianças são um dos recursos mais apelativos dos filmes de terror, e “O Orfanato” explora esse medo até os limites. Uma mulher leva a família para conhecer a casa onde morou quando pequena – um orfanato para crianças deficientes. Seu filho, naturalmente, não demora a fazer um amigo... Imaginário.
Deixe Ela Entrar
A versão original da história é muito mais fria e sinistra que a adaptação americana. Oskar é um menino solitário que não sabe se defender, mas sua vida muda quando conhece Eli, uma garota que só anda no escuro, sangra ao entrar num quarto sem ser convidada e... Bem, mata pessoas para sobreviver.
Invocação do Mal
Entre os filmes de terror recentes, “Invocação do Mal” foi, provavelmente, o que causou mais impacto e teve maior bilheteria. O motivo é a suposta “história real” do casal que dedicou suas vidas a combater fantasmas, chamando a si mesmos de “investigadores paranormais”.
Por Juliana Varella
Atualizado em 26 Mai 2015.