Acaba de chegar aos cinemas mais um remake norte-americano de Godzilla, intitulado apenas “Godzilla”. O filme dirigido por Gareth Edwards é o 32º protagonizado pelo monstro japonês, criado em 1954 pela Toho Company e cujo primeiro longa foi dirigido por Ishiro Honda.
O design de Godzilla mudou bastante nestes 60 anos, indo de uma roupa desajeitada até o CGI completo, e variando de altura, peso e aparência (ora lembrando um urso, ora um lagarto). Seu papel também passou por transformações importantes, indo de vilão a herói e de herói de volta ao papel de monstro.
Conheça a evolução do personagem em 10 fotos:
1954: Gojira
O Godzilla original, de Ishiro Honda, era um monstro pré-histórico de 50 metros de altura, despertado por experiências nucleares nos arredores de Tóquio. Seu papel era o de vilão, e ele foi vencido por uma arma “destruidora de oxigênio” – mas não ficou claro se ele estava mesmo morto.
1962: King Kong vs Godzilla
O grande monstro japonês encontra o gigante americano no filme de 1962. Um empresário japonês manda capturar King Kong na ilha Faro para usar em propagandas, mas o animal escapa ao chegar ao Japão, e batalha contra Godzilla. Os dois caem na água, mas apenas King Kong emerge.
1964: Ghidorah, o monstro de três cabeças
A imagem de Godzilla como herói começou com este filme. Aqui, ele desperta como inimigo, atacando o Japão, mas é convencido a redirecionar sua ira a outro monstro, Ghidorah. Assim, Godzilla salva os humanos pela primeira vez.
1968 - O Despertar dos Monstros (Destroy All Monsters)
Ao longo dos filmes, o público foi descobrindo a existência de outros monstros, e todos vivem juntos numa ilha. No longa de 68, alienígenas invadem a ilha e controlam os monstros a fim de atacarem os humanos. Godzilla, eventualmente, recupera a consciência e luta contra o pior dos monstros, Ghidorah.
1974: Godzilla vs Mechagodzilla
Godzilla já lutou contra um macaco gigante, um monstro de três cabeças e até alienígenas. Agora, é vez de enfrentar a si mesmo – ou melhor, a um robô disfarçado de Godzilla, que faz os humanos acreditarem que ele voltou a ser maligno. Na luta, o verdadeiro arranca a cabeça do falso e tudo se resolve.
1984: O Retorno de Godzilla
Em 84, o monstro ganhou uma reforma geral: ficou mais forte, mais pesado e mais alto (cerca e 80 metros). O filme, porém, volta às origens e mostra Godzilla como uma criatura assassina e destrutiva, que se alimenta de energia nuclear.
1993: Godzilla vs Mechagodzilla 2
Mais uma vez, Godzilla lutará contra uma versão metálica de si mesmo. Neste filme, ele se alia a (adota?) um filhote, apelidado de “Baby Godzilla”, encontrado no ninho de Rodan (uma espécie de dinossauro alado). Os humanos inimigos usam o filhote para encontrar os pontos fracos de Godzilla e conseguem matá-lo, mas Rodan se sacrifica para revivê-lo.
1998: Godzilla (EUA)
A primeira versão norte-americana de Godzilla foi lançada em 1998, e foi um fracasso de bilheteria, depois de custar cerca de de US$ 130 milhões. O longa traz uma versão de Godzilla mais próxima de um lagarto, que ataca Manhattan impiedosamente. Dirigido por Roland Emmerich.
1999: Godzilla 2000
O Japão continua lançando novos filmes com o monstro, até os dias atuais. Um deles foi Godzilla 2000, que trouxe o monstro como uma mistura de vilão e herói, atacando tanto os japoneses quanto um alienígena (Orga), que ameaça seu território e quase o engole (mas é vencido pelo famoso golpe "pulso nuclear").
2014: Godzilla (EUA)
O filme de Garreth Edwards, produzido pela Warner e Legendary, resgata a imagem heroica de Godzilla, além de mostrar outros monstros (ao contrário da versão de 1998). O longa adota o ponto de vista dos humanos, impotentes diante da grandeza das batalhas daquelas criaturas.
Por Juliana Varella
Atualizado em 19 Mai 2014.