2015 veio para provar que os blockbusters podem, sim, ser filmes de qualidade. Com algumas das maiores bilheterias da história, o ano trouxe gigantes que conseguiram agradar a público e crítica, ao lado de filmes menores igualmente complexos e interessantes. Relembre os melhores títulos que passaram pelas telas neste ano:
Whiplash
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Dois Lados do Amor
Jessica Chastain e James McAvoy são, provavelmente, o casal mais hipnotizante que você verá nos cinemas este ano. Ele é Conor; ela, Eleanor Rigby – isso mesmo, como na canção dos Beatles. Depois de passarem por uma tragédia familiar, os dois se separam e tentam lidar com seus sentimentos separadamente, mesmo sentindo falta um do outro. Leia a crítica do filme.
Estreou em: 12/03
O Ano Mais Violento
Liderado por Oscar Isaac numa atuação silenciosa e intensa, o filme mostra um casal que começa a sofrer ataques sobre seus negócios e sua família, e acredita que os culpados são seus concorrentes. Enquanto o marido tenta lidar com a situação sem recorrer à violência, a esposa (Jessica Chastain) se mostra impaciente e agressiva. Bem dosado e surpreendentemente pouco sangrento, o filme é um retrato da violência que se esconde nas palavras, nas atitudes e na economia de um país. Leia a crítica do filme.
Estreou em: 2/04
Mad Max: Estrada da Fúria
Trinta anos após o final da trilogia Mad Max, George Miller traz de volta às telas seu anti-herói, agora interpretado por Tom Hardy no que parece ser a versão definitiva do clássico. Mais acelerado, mais barulhento e mais emocionante, "Estrada da Fúria" dá uma aula de cinema de ação, com uma história simples e grandes atuações. Destaque para a personagem de Charlize Theron, que é a verdadeira protagonista. Leia a crítica do filme.
Estreou em: 14/05
Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros
Já que a nostalgia está na moda, não poderia faltar um novo episódio da saga Jurassic Park – o quarto desde 1993. Dirigido por Colin Trevorrow e produzido por Steven Spielberg, o filme transforma o sonho do doutor Hammond em realidade e abre o parque ao público, com todo o tipo de dinossauros ao alcance das mãos dos visitantes. Os problemas começam quando uma nova espécie, híbrida, consegue fugir do cativeiro. Leia a crítica do filme.
Estreou em: 11/06
Divertida Mente
Entre as produções originais de 2015, “Divertida Mente” é, provavelmente, a mais criativa e interessante. A animação, que recupera o espírito infantil-adulto da Pixar, dá vida ao universo emocional de uma menina de 11 anos. Os protagonistas são suas emoções: alegria, tristeza, raiva, medo e nojinho. Leia a crítica do filme.
Estreou em: 18/06
Missão: Impossível – Nação Secreta
Na quinta aventura da série, Ethan Hunt (Tom Cruise) precisa desmascarar uma organização secreta formada por ex-agentes, conhecida como Sindicato, cuja missão principal é destruir a IMF (Impossible Mission Force). Sua tarefa fica ainda mais difícil porque a justiça americana aprova o fechamento da IMF por seu histórico de destruições e Hunt passa a ser um fugitivo. Leia a crítica do filme.
Estreou em: 13/08
O Pequeno Príncipe
O diretor francês Mark Osborne atualiza a história clássica do Pequeno Príncipe inserindo novos personagens: a protagonista é uma menininha que estuda para ser aceita num grande colégio, cuja mãe adota métodos bastante rígidos para ajudá-la a conseguir. A garota só percebe que está perdendo a chance de brincar e ser criança quando conhece seu vizinho, um ex-aviador com muitas histórias para contar. Leia a crítica do filme.
Estreou em: 20/08
O Expresso do Amanhã
Baseado na HQ francesa chamada “Le Transperceneige”, o filme mostra um futuro em que a Terra foi congelada, depois que os cientistas lançaram à atmosfera uma substância para frear o aquecimento global. Os únicos sobreviventes são os habitantes de um trem, que dá uma volta ao mundo a cada ano e que é dividido por classes proibidas de se misturarem. O filme foi lançado em 2013 na Coreia do Sul e em 2014 nos EUA, mas só estreou no Brasil em 2015. Leia a crítica do filme.
Estreou em: 27/08
Um Senhor Estagiário
Robert DeNiro interpreta um estagiário de 70 anos na comédia de Nancy Meyers, diretora de “O Amor Não Tira Férias”, “Alguém Tem Que Ceder” e “Do Que As Mulheres Gostam”. Ao seu lado, está a workaholic Jules (Anne Hathaway, num papel que lembra muito o de “O Diabo Veste Prada”), dona da jovem empresa de e-commerce onde ele vai trabalhar, aprender e ensinar muito sobre trabalho, respeito e amizade. Leia a crítica do filme.
Estreou em: 24/09
A Travessia
Joseph Gordon-Levitt coloca em prática todo o seu francês (bastante fluente, diga-se de passagem) para interpretar o equilibrista Philippe Petit – um homem que, nos anos 70, decidiu prender um cabo de aço entre as Torres Gêmeas clandestinamente e andar sobre ele. O filme explora a aventura que acontece antes da travessia e toda a emoção envolvida durante ela, empregando o recurso do 3D de forma sutil e muito eficiente. Leia a crítica do filme.
Estreou em: 8/10
Sicario: Terra de Ninguém
No novo filme de Denis Villeneuve (“O Homem Duplicado”, “Os Suspeitos”), Emily Blunt vive uma agente do FBI que é transferida para uma missão de combate ao tráfico de drogas, na fronteira dos EUA com o México. Lá, ela começa a perceber que as regras de conduta dos policiais são bem diferentes das suas e que as ações da sua nova equipe beiram a ilegalidade. Impulsionada pela vontade de “fazer a coisa certa”, mas ao mesmo tempo limitada pelas ameaças das pessoas à sua volta, ela precisa decidir até onde ir nessa guerra de poderes que é muito maior do que ela. Leia a crítica do filme.
Estreou em: 22/10
Ex Machina
Uma das maiores injustiças do ano foi a vinda de “Ex Machina” direto para os serviços de VOD, sem passar pelos cinemas. O filme, de longe um dos melhores do ano e uma das melhores ficções científicas em muito tempo, traz Oscar Isaac, Domnhall Gleeson e Alicia Vikander num triângulo intenso de questionamentos sobre humanidade e inteligência artificial. Gleeson interpreta um jovem contratado para trabalhar para Nathan (Isaac) e ajudar a determinar, por meio de entrevistas, se Ava (Vikander), claramente uma androide, poderia se passar por humana.
Estreou apenas em home video.
Garota Sombria Caminha Pela Noite
Escrito e dirigido pela iraniana Ana Lily Amirpour, falado em persa e protagonizado quase exclusivamente por iranianos, porém produzido nos EUA, "Garota Sombria" é uma mistura do que há de melhor no cinema europeu e no americano. O longa conta a história de uma vampira jovem, que ama música e gatos e usa suas presas para punir homens que maltratam mulheres. O longa explora referências pop, western, anos 50 e 80. Leia a crítica do filme.
Estreou em: 17 de dezembro
Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força
“O Despertar da Força” é o sétimo filme da franquia, primeiro sob o comando da Walt Disney e primeiro a chegar aos cinemas em dez anos. O longa se passa trinta anos após os eventos de “O Retorno de Jedi” e traz alguns dos personagens clássicos ao lado de novos nomes. Épico e divertido, o filme se aproxima muito mais da trilogia original do que da “nova trilogia”, lançada nos anos 2000, e tem tudo para se tornar um dos episódios favoritos dos fãs. Leia a crítica do filme.
Estreou em: 17 de dez
Por Juliana Varella
Atualizado em 24 Dez 2015.