Depois de um início de ano fortíssimo com candidatos ao Oscar 2016 chegando tardiamente ao Brasil, seguido por uma temporada de blockbusters bastante fraca, 2016 parece ter encontrado sua vocação nos filmes de pequeno e médio porte, das comédias românticas aos suspenses, incluindo animações e dramas intensos. O tema do ano, que permeou muitos desses destaques, parece ter sido o questionamento sobre a natureza humana, seus vícios e os desafios no campo da comunicação.
Confira as 10 melhores estreias do ano eleitas pelo Guia (entre os filmes lançados no Brasil em 2016):
Carol (2015/2016)
Nova York, início da década de 1950, Therese Belivet (Rooney Mara), está trabalhando em uma loja de departamento de Manhattan e sonhando com uma vida mais gratificante quando conhece Carol Aird (Cate Blanchett), uma mulher sedutora presa em um casamento fracassado. Quando o envolvimento delas vem à tona, o marido de Carol a confronta, desafiando sua competência como mãe. Leia a crítica do filme.
O quarto de Jack (2015/2016)
“O Quarto de Jack” conta a história de Jack e sua mãe , que vivem confinados em um quarto de 10m² sem janelas. Por viver nesse pequeno espaço, o menino cresce achando que o mundo se resume ao quarto, mas, quando completa cinco anos, sua curiosidade sobre a condição em que vive começa a crescer. A partir daí, ele e sua mãe começam a traçar um plano de fuga, o que os leva a ficar cara a cara com algo assustador: o mundo real. Leia a crítica do filme.
Zootopia
Na animação da Walt Disney, uma coelha se forma como a primeira policial de sua espécie na cidade de zootopia. Em sua primeira missão, ela se une a uma raposa para desvendar um estranho caso de animais que estão regredindo à selvageria. Leia a crítica do filme.
De Onde Eu Te Vejo
Neste misto de comédia romântica e drama, um casal nos seus 50 anos decide se separar, mas seus apartamentos são vizinhos e suas janelas ficam frente a frente. Ao mesmo tempo em que os dois lidam com a distância (e a falta dela), sua única filha presta vestibular para estudar em outra cidade e suas carreiras encaram seus momentos mais difíceis. Saiba o que esperar do filme.
Demônio de Neon
Extremamente estético, o novo filme de Nicolas Winding Refn faz uma crítica pesada da indústria da moda e da obsessão por beleza e juventude, flertando com o suspense e o gore com toques de simbolismo. A história acompanha uma modelo (Elle Fanning) que se muda para Los Angeles para começar sua carreira, mas se depara com a inveja de uma dupla de concorrentes e uma maquiadora.
Elle
O novo suspense do diretor de “Instinto Selvagem” e “Robocop” é tão polêmico quanto é intrigante. Sua protagonista, vivida gelidamente por Isabelle Huppert, é uma empresária bem-sucedida, dona de uma desenvolvedora de video-games (mundo jovem e masculino que a enxerga com estranhamento e rancor) que é violentada dentro de sua casa. Ao invés de se fragilizar pelo evento, porém, ela se fortalece e busca a verdade sobre seu agressor, ao mesmo tempo em que reforça sua posição de autoridade sobre todos os homens de sua vida. Saiba o que esperar do filme.
A Chegada
Baseado num conto de Ted Chiang, “A Chegada” une ficção científica, realismo e filosofia numa história emocionante liderada pela atuação precisa de Amy Adams. Ela interpreta uma linguista que é chamada pelo governo americano para mediar os primeiros contatos com uma população alienígena, que pousou na Terra em 12 pontos diferentes, e tentar decifrar suas intenções. Paralelamente a isso, o filme discute o instinto humano de guerra, a insegurança diante do outro e as possibilidades infinitas da linguagem enquanto visão de mundo. Leia a crítica do filme.
Capitão Fantástico
O segundo longa original de Matt Ross (depois do pouco conhecido “28 Hotel Rooms”) conta a história de uma família que vive isolada da civilização numa cabana, em contato com a natureza. Se, por um lado, Ben e seus seis filhos têm uma rotina crua e dolorosa, eles também têm uma educação rigorosa e um conhecimento amplo sobre cultura, filosofia, física e política, conquistado com leituras pesadas desde a infância. A família vive em paz, até que um evento os obriga a retomarem contato com seus parentes na cidade e suas convicções começam a ser questionadas. Saiba mais sobre o filme.
Animais Noturnos
No segundo e mais expressivo longa do estilista Tom Ford, Amy Adams vive a dona de uma galeria de arte, glamorosa e preocupada com aparências, que recebe de seu ex-marido um manuscrito com seu novo romance. Enquanto ela lê a história, carregada de violência e vingança, ela se lembra de como os dois se apaixonaram e se separaram no passado. Saiba mais sobre o filme.
Invasão Zumbi
É difícil acreditar que um terror com zumbis tenha sido um dos melhores lançamentos do ano, mas “Invasão Zumbi” impressionou com sua sensibilidade e seu roteiro inteligente. O filme acompanha um homem que viaja de trem com sua filha, para visitar a ex-mulher. Ele é um corretor de ações e acaba de prejudicar dezenas de investidores pequenos para proteger um de seus maiores clientes – uma indústria de produtos químicos.
No mesmo dia, um vazamento acontece e inicia uma epidemia zumbi, sem que ninguém se dê conta. Logo, o trem é tomado por pessoas transformadas e, para sobreviver, será preciso atravessar vagões, percorrer estações desertas e, sobretudo, ajudar uns aos outros. Saiba mais sobre o filme.
Por Juliana Varella
Atualizado em 29 Dez 2016.