E lá vem mais um Oscar para ditar o que vamos assistir nos cinemas pelos próximos seis meses – e discutir pelo próximo ano. Com a chegada de festivais como Telluride, Veneza e Toronto, em setembro, a corrida do ouro oficialmente começou e, com ela, vêm surgindo os primeiros favoritos às principais estatuetas.
Confira alguns filmes que esperamos ver no Oscar 2016:
Mad Max: Estrada da Fúria
Sim, um blockbuster de ação que ao mesmo tempo é uma sequência e um remake é um dos grandes favoritos ao Oscar 2016. “Mad Max: Estrada da Fúria” vem sendo apontado como um dos melhores filmes do gênero de todos os tempos e recentemente foi eleito o “melhor filme do ano” (de julho a julho) pela Federação Internacional de Críticos. Se “Mad Max” não for indicado a Melhor Filme, então provavelmente ficará com as categorias técnicas (sendo que “maquiagem” é uma certeza).
Categorias em que pode concorrer: Melhor Filme, Diretor (George Miller), Atriz (Charlize Theron), Roteiro Original, Figurino, Design de Produção, Edição de Som, Mixagem de Som, Cabelo e Maquiagem, Efeitos Visuais
Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força
Ninguém ainda viu o novo “Star Wars”, mas tudo indica que a superprodução da Disney será um fenômeno nos níveis de “Titanic”, “Avatar” ou “O Senhor dos Anéis”. Em outras palavras, o filme deve levar uma generosa coleção de Oscars para casa – senão os principais, pelo menos os técnicos (numa briga feia com “Mad Max”).
Categorias em que pode concorrer: Melhor Filme, Diretor (J.J. Abrams), Roteiro Original, Figurino, Edição de Som, Mixagem de Som, Design de Produção, Fotografia, Efeitos Visuais
Carol
Aplaudido desde o primeiro trailer, o longa de Todd Haynes traz Cate Blanchett e Rooney Mara num romance natalino, que promete tratar a homossexualidade com a sensibilidade merecida. “Carol” pode concorrer à dobradinha de Melhor Filme e Diretor, mas é mais certo que estará, pelo menos, na briga por Melhor Atriz (com qualquer uma das duas, ou ambas).
Categorias em que pode concorrer: Melhor Filme, Diretor (Todd Haynes), Atriz (Cate Blanchett e Rooney Mara), Roteiro Adaptado, Fotografia, Trilha Sonora
Beasts of No Nation
A Netflix chegou com tudo aos cinemas com sua primeira produção original, que deve estrear simultaneamente nas salas e no streaming. A participação do filme na corrida ainda não é certa, já que as redes de cinema ainda não concordaram totalmente com essa proposta, mas, se o longa estrear a tempo, será um forte candidato às categorias principais.
Categorias em que pode concorrer: Melhor Filme, Diretor (Cary Fukunaga), Roteiro Adaptado
Divertida Mente
Tudo bem, nós sabemos que as chances de “Divertida Mente” ganhar uma indicação em qualquer categoria que não seja “Melhor Animação” é quase nula, mas... Não custa torcer, não é mesmo? O filme é tão bom, afinal, que bem que mereceria um espaço entre os melhores do ano, independente de ser infantil e animado.
Categorias em que pode concorrer: Melhor Filme, Animação
A Garota Dinamarquesa
Eddie Redmayne mal teve tempo de curtir seu primeiro Oscar (que ganhou por “A Teoria de Tudo”) e já está na linha de frente para ganhar o segundo. Em “A Garota Dinamarquesa”, o ator britânico interpreta o primeiro transsexual do mundo a realizar uma cirurgia de mudança de gênero. Alicia Vikander, que também vem chamando a atenção da crítica, pode concorrer pelo papel da esposa.
Categorias em que pode concorrer: Ator (Eddie Redmayne), Atriz (Alicia Vikander), Roteiro Adaptado
Suffragette
Junte Carey Mulligan, Meryl Streep e Helena Bonham Carter num único filme e coloque como tema principal um dos assuntos mais comentados de 2015: o feminismo. Pronto, temos a fórmula perfeita para o Oscar 2016, pelo menos na categoria “Melhor Atriz” e “Melhor Atriz Coadjuvante”. Afinal, a quem estamos tentando enganar, não é mesmo? O Oscar ainda é um clube de meninos e as chances de “Suffragette” chegar ao pódio como Melhor Filme ou Direção (com uma diretora, ainda por cima) são bem pequenas.
Categorias em que pode concorrer: Atriz (Carey Mulligan), Atriz Coadjuvante (Meryl Streep e Helena Bonham Carter)
The Martian
Matt Damon é o protagonista de mais uma ficção científica numa época de existencialismo espacial nos cinemas. Aqui, ele vive um astronauta isolado em Marte, que precisa fazer mágica com seus recursos para sobreviver até que uma nave de resgate consiga chegar até ele. Achamos que esse marciano deve entrar para a lista de candidatos nas categorias técnicas.
Categorias em que pode concorrer: Montagem, Mixagem de Som, Edição de Som, Figurino, Design de Produção, Efeitos Visuais
Jurassic World
2016 deve ser mesmo o ano dos blockbusters no Oscar. Afinal, um filme que quebrou o recorde e se tornou a maior estreia da História e a terceira maior bilheteria de todos os tempos merece uma atençãozinha. Duvidamos, porém, que a aventura apareça nas categorias principais.
Categorias em que pode concorrer: Efeitos Visuais, Edição de Som, Mixagem de Som
The Revenant
Será que agora vai? Leonardo DiCaprio vai tentar mais uma vez, mas a concorrência está bem forte. Em “The Revenant”, DiCaprio se une a Iñarritu para contar a história de um homem abandonado pelos amigos à beira da morte, que precisa lutar para sobreviver e buscar vingança.
Categorias em que pode concorrer: Ator (Leonardo DiCaprio), Diretor (Alejandro González Iñarritu)
Steve Jobs
Você não leu errado: mais um filme sobre Steve Jobs está chegando aos cinemas, desta vez com Michael Fassbender no papel do gênio da computação. A atuação (afinal, é Fassbender...) vem sendo muito elogiada, assim como o roteiro de Aaron Sorkin, famoso por “A Rede Social”.
Categorias em que pode concorrer: Ator (Michael Fassbender), Roteiro Adaptado
Joy
Assim como nós, a Academia simplesmente não consegue se cansar de Jennifer Lawrence. Surpreendente em cada personagem, a atriz se une novamente a David O’Russell (“O Lado Bom da Vida” e “Trapaça”) para viver uma dona-de-casa que se torna uma grande empresária e assume o comando de sua família.
Categorias em que pode concorrer: Atriz (Jennifer Lawrence)
The Lobster
“The Lobster” é uma aposta mais lúdica e provocadora, que esperamos ver na disputa do Oscar no ano que vem, pelo menos na categoria de Roteiro Original – afinal, mais original do que isso não fica. Escrito e dirigido pelo grego Yorgos Lanthimos, o filme acompanha um homem (Colin Farrell, buscando certa redenção) que se vê solteiro numa sociedade em que não ter um parceiro é, literalmente, um problema. No caso, pessoas que não encontram um amor num tempo determinado se transformam em animais.
Categorias em que pode concorrer: Roteiro Original
Black Mass
Quem diria que Johnny Depp se livraria da maldição do Pérola Negra e voltaria a ser respeitado como um ator capaz de se transformar. Em “Black Mass”, ele vive um dos criminosos mais violentos da história dos Estados Unidos, Whitey Bulger.
Categorias em que pode concorrer: Ator (Johnny Depp)
Por Juliana Varella
Atualizado em 6 Jan 2016.