O que seria do cinema sem as nossas musas? Beleza de tirar o fôlego, charme e muito talento vivem eternamente na memória das grandes divas: Audrey Hepburn, Jane Fonda e Marilyn Monroe são apenas alguns exemplos.
+ Confira os melhores filmes em cartaz
+ Mostras de cinema em São Paulo
+ Estreias da semana nos cinemas
Em homenagem às femme fatales, o Guia da Semana resolveu lembrar 9 delas. Confira!
Marylin Monroe
Femme fatale de Hollywood, Marilyn Monroe é para muitos a diva mor do cinema americano. Charmosa como nenhuma outra, soube usar a sua beleza para conquistar o mundo. E se, de fato, os homens preferem as loiras, Monroe tem uma boa parcela de culpa nisso.
Bridget Bardot
Maior femme fatale do cinema francês, ativista em prol dos animais e considerada uma das mulheres mais influentes do mundo da moda pelo Times, ela é linda e polêmica não só na vida, como no cinema. Atuou em "E Deus Criou A Mulher" e, apesar de nunca ter ganhado um super prêmio, foi uma das maiores musas de sua época. Hoje, a loira glamurosa, aos 79 anos, ainda é incrível, e foi eleita uma das atrizes mais belas da história do cinema na Inglaterra, em 2009.
Jane Fonda
Maravihosa até hoje, Jane Fonda continua uma diva. Modelo, ativista política e atriz, foi indicada a não um, mas 7 Oscars, além de 14 Globos de Ouro e diversos outros prêmios por filmes clássicos como "Klute", "A noite dos Desesperados", "Amargo Regresso".
Catherine Deneuve
Ainda na nossa viagem por musas e países, Catherine Deneuve é a diva francesa da nossa lista. Dirigida por diretores como Bruñel e Polanski, foi modelo, ganhou diversos prêmios e ainda continua ativa nas telonas.
Sophia Loren
A italiana Sophia Loren é uma atriz como poucas. Passou pelas mãos habilidosas de Fellini, Ettore Scola e Carlo Ponti, com quem se casou. Do cabelo aos olhos de cigana, ela superou uma infância difícil com grandes atuações e é, até hoje, uma das mulheres mais bonitas do mundo. "I Started in Naples", "Two Women" e "Marriage Italian-Style" são alguns de seus filmes mais conhecidos.
Grace Kelly
Grace é tão fina, que, babem, foi princesa de Mônaco. Ganhou um Oscar de Melhor Atriz por "Amar É Sofrer", e mais seis prêmios entre Globos de Ouro e mais. Ela também é um dos ícones da moda de sua época, considerada a princesa mais bem vestida e bonita da história. Assim como a princesa Diana, ela morreu em um acidente de carro, mas ficou nos nossos corações pela musa que é.
Ingrid Bergman
Da Suécia para o mundo, Ingrid Bergman é uma estrela e tanto. Mais conhecida por seu papel em Casablanca, a sua filmografia é extensa e o destaque, sem dúvidas, vai para Sonata de Outono. Apesar do mesmo sobrenome, não há parentesco algum com o grande diretor Ingmar Bergman.
Ana Karina
A eterna musa do cinema da Nouvelle Vague. Inspiração mor de Jean Luc Godard. Cabelos curtos, rosto delicado e um olhar sem igual. Eternizou sua carreira (e o cinema francês) ao interpretar uma prostituta existencialista em "Viver a Vida". Obrigado Anna, obrigado Godard.
Audrey Hepburn
Não existe definição melhor para Audrey Hepburn do que o próprio título do filme que eternizou a sua carreira. Esguia, sofreu em uma época onde a magreza ainda não era valorizada. Ocupou o posto de girl next door e foi par de Fred Astaire e Humphrey Bogart. Envelheceu com classe e se foi cedo, para representar eternamente a história do cinema.
Por Ricardo Archilha
Atualizado em 1 Set 2014.