Ao longo de pouco mais de duas décadas, o festival Anima Mundi passou por algumas mudanças no esquema de premiações. Nos primeiros anos, não havia vencedor e a mostra era meramente expositiva. O júri popular foi inaugurado em 1995 apenas no Rio de Janeiro e, em 1998, o evento teve sua primeira edição em São Paulo.
+ Conheça 15 filmes imperdíveis do Anima Mundi 2013
+ Veja a programação infantil do Anima Mundi 2013
+ Confira a programação completa do evento
O júri profissional só foi incorporado em 2001 e, em 2012, foi criado o “Grande Prêmio do Festival”, unindo os votos da diretoria do evento e dos profissionais.
Confira todos os vencedores da história do festival:
2013: FERAL
Exibido também em Annecy e no Festival de Sundance, Feral conta a história de um menino selvagem, que luta para se adaptar à civilização.
2012: HEAD OVER HEELS
Exibido em Cannes e indicado ao Oscar, o curta mostra um casal que se afastou com os anos de convivência: ele mora no chão e ela, no teto da casa.
2011: PATHS OF HATE (Polônia)
O curta-metragem adulto de dez minutos explora as origens do ódio num piloto de guerra.
2010 - VIDEOGIOCO A LOOP EXPERIMENT (Itália )
A história começa com um soco, mas se desenvolve em ritmo alucinante com pedaços de papel que são virados diante da câmera.
2009 - MUTO
Um grafitti pintado sobre um muro real ganha vida com o uso de time-lapse, como uma animação criada sobre numa única página.
2008 - MADAME TUTL PUTLI
Madame Tutl-Putli viaja a bordo de um trem, com uma bagagem que simboliza toda a sua experiência de vida. À medida que a noite se aproxima, suas fantasias se misturam à realidade. Indicado ao Oscar em 2008.
2007 - MOYA LYUBOV
O nome em russo significa “meu amor”. O curta, animado com pintura em vidro, foi indicado ao Oscar e conta a história de um jovem dividido entre duas mulheres, na Rússia do século XIX.
2006 - DREAMS AND DESIRES - FAMILY TIES
Beryl acaba de comprar uma câmera e decide registrar seus sonhos num diário audiovisual. Ela também aproveita para filmar a festa de casamento de uma amiga, decisão que se revela desastrosa.
2005 - GOPHER BROKE
Numa estrada usada para transportar alimentos, um roedor decide roubar parte dos produtos para si, mas enfrenta a concorrência de outros animais. Indicado ao Oscar.
2004 - JURANESSIC
Exibido durante o Festival de Annecy, Juranessic mostra um homem das cavernas que cria uma animação pré-histórica desenhando nas paredes e correndo, para ter a ilusão de movimento.
2003 - BOOKASHKIS
Eleito pelo público no Festival de Annecy, o filme tem como protagonistas os insetos que vivem numa cozinha. Eles se unem para construir uma nave espacial e fugir.
2002 - INTERROGATING ERNIE
Um policial interroga um pequeno dinossauro para descobrir por que sua espécie foi extinta, mas ganha mais de uma resposta.
2001 - FATHER AND DAUGHTER
O amor e a saudade entre um pai e uma filha são o tema do curta vencedor do Anima Mundi e do Oscar em 2001.
2000 - A SUSPEITA
Num vagão de trem, diferentes personagens dividem o espaço, sendo um deles um potencial assassino.
1999 – RECI, RECI, RECI / GOGWANA
Em 1999, o público carioca e o paulista divergiram sobre o melhor filme do ano. Os paulistas elegeram Reci, Reci, Reci (palavras, palavras, palavras), sobre um restaurante e a dificuldade de comunicação. Já no Rio, o vencedor foi Gogwana, especial que fecha uma série de TV chamada “Gogs”, sobre uma família das cavernas.
1998 - GERI'S GAME
O curta da Pixar, vencedor do Oscar, mostra um idoso jogando uma partida de xadrez contra si mesmo.
1997 – DADA
Num mundo onde as pessoas carregam livros sobre as cabeças, um bebê nasce sem o equilíbrio para segurar seu próprio livro, o que deixa seus pais em desespero.
1996 - A CLOSE SHAVE
“A Close Shave” é um episódio de 30 minutos com a dupla Wallace & Gromit. Uma ovelha invade a casa dos dois, e Wallace se apaixona pela dona de uma loja de lã.
1995 - JONAS E LISA
O único vencedor brasileiro do festival até hoje foi esta co-produção com o Canadá. Três crianças precisam trabalhar para sobreviver e se rebelam, depois que a mãe os abandona e o pai os assalta.
Por Juliana Varella
Atualizado em 15 Jul 2014.