O Dia das Mães está chegando e você ainda não escolheu a programação? Para quem quer fugir de restaurantes, shoppings e parques lotados, passar a tarde em casa assistindo a um bom filme é uma ótima opção para aproveitar o dia festivo.
Confira a lista que o Guia da Semana preparou com 15 filmes para você assistir com a sua mãe:
Sexta-Feira Muito Louca
Indicado ao Globo de Ouro de melhor atriz, o filme conta a história de mãe (Jamie Lee Curtis) e filha (Lindsay Lohan) vivem brigando e trocam de corpo após comerem um biscoito da sorte. As duas só conseguirão voltar aos seus corpos originais ao entenderem e compreenderem a vida uma da outra.
Minhas Mães e meu Pai
Vencedor do Globo de Ouro como melhor filme, “Minhas Mães e Meu Pai” relata a emocionante história de Nic (Annette Bening) e Jules (Julianne Moore), que são casadas e dividem um harmonioso lar na Califórnia com seus filhos adolescentes Joni (Mia Wasikowska) e Laser (Josh Hutcherson). Antes de Joni entrar para a Universidade, Laser pede ajuda para encontrar o pai biológico deles, já que os dois jovens foram concebidos por inseminação artificial. Ela, indo contra a vontade de suas mães, entra em contato com o pai (Mark Ruffalo). Os jovens logo se identificam e criam laços com ele.
Um Sonho Possível
Sandra Bullock, vencedora do Oscar de melhor atriz, interpreta uma mulher de família rica que encontra um colega de colégio da sua filha na rua e resolve abrigá-lo por alguns dias. Os dois acabam criando uma forte relação de mãe e filho, na qual ela tenta ajudá-lo a superar seus problemas e o incentiva em seu amor por esportes.
Mamma Mia
Com mais de US$ 140 milhões arrecadados com bilheteria, “Mamma Mia!” conta a história de uma jovem (Amanda Seyfried) que, prestes a se casar, decide que é finalmente o momento de conhecer seu pai. Ela então convida para a festa três ex-namorados de sua mãe (Meryl Streep) para pressioná-la a contar a verdade.
Minha Mãe Quer Que Eu Case
Diane Keaton faz a típica mãe intrometida e coloca um anúncio de sua filha caçula, Milly ( Mandy Moore), em um site de relacionamentos. Sem contar para a filha, a mãe começa a selecionar os rapazes. Milly aceita conhecer os pretendentes e acaba se interessando por dois sem saber da armação da mãe.
Zuzu Angel
Vencedor de vários prêmios no Brasil, como o Prêmio Qualidade Brasil de melhor atriz, “Zuzu Angel” conta a história de uma mulher separada do marido e mãe de três filhos e que vê sua vida desmoronar quando descobre que seu filho mais velho está preso em plena ditadura militar. Desesperada para livrar o filho daquela situação, Zuzu não mede esforços para ver seu filho outra vez.
Não sei como ela consegue
Kate Reddy (Sarah Jessica Parker) é o modelo da mulher moderna, que precisa dividir seu curto tempo para cuidar da casa, dos filhos, do marido e ainda manter-se em sua disputada carreira no mundo da moda.
Valente
Ganhador do Oscar de animação, o filme mostra os conflitos entre Merida, uma garota de cabelos rebeldes que se comporta "como um menino", e a mãe, a rainha Elinor, que tenta convencê-la a seguir a etiqueta e os costumes do reino. Merida faz um pacto com uma bruxa que transforma a mãe em um urso. Depois, tem de correr atrás de um modo de desfazer o feitiço.
A Troca
Indicada ao Oscar de melhor atriz, Angelina Jolia interpreta Christine Collins, a verdadeira mãe coragem. Quando seu filho desaparece, os políticos corruptos da cidade afirmam ter encontrado o garoto, mas não se trata da mesma pessoa. Christine é considerada louca, por não reconhecer seu próprio filho, e parte em uma longa jornada para descobrir o paradeiro de seu filho verdadeiro. Angelina Jolie foi indicada ao Oscar de melhor atriz.
Uma Prova de Amor
O filme conta a história de uma menina concebida por meio de fertilização in vitro e que foi trazida ao mundo para ser uma combinação genética para a sua irmã mais velha, Kate (Sofia Vassilieva), que sofre de leucemia promielocítica aguda. Quando Kate completa 15 anos, ela passa a sofrer de insuficiência renal e precisa que Anna doe um rim para que ela sobreviva. Sabendo que terá que doar um de seus rins para sua irmã, Anna processa os pais para obter emancipação médica e os direitos sobre seu próprio corpo.
Para Sempre Alice
Adaptado do romance de Lisa Genova “Para Sempre Alice” (Ediouro), o longa-metragem homônimo conta a história da renomada linguista Alice Howland, bem casada e mãe de três filhos, que aos 50 anos começa a esquecer as palavras e logo descobre sofrer de Alzheimer de Instalação Precoce.
Minha Mãe é uma Peça
A peça teatral Minha Mãe É Uma Peça, escrita e estrelada por Paulo Gustavo, ganhou sua adaptação para os cinemas com direção de André Pellenz. Paulo interpreta Dona Hermínia, uma mãe divorciada, aposentada e superprotetora que precisa lidar com o fato de que os filhos cresceram e começaram a achá-la inconveniente.
Minha Mãe é Uma Viagem
Um jovem inventor (Seth Rogen) convida sua mãe (Barbra Streisand) para fazer uma longa viagem com ele. Enquanto o filho tenta encontrar compradores para a sua nova invenção, sua mãe aproveita para procurar por um antigo amor.
O Maior Amor do Mundo
O filme aborda a maternidade em diferentes histórias: Sandy (Jennifer Aniston) é uma mãe solteira com dois filhos, Bradley (Jason Sudeikis) é um pai solteiro com uma filha adolescente, Jesse (Kate Hudson) tem uma história complicada com a sua mãe, Kristin (Britt Robertson) nunca conheceu a sua mãe biológica e Miranda (Julia Roberts) é uma escritora de sucesso que abre mão de ter filhos para se dedicar à carreira.
Divinos Segredos
Sob diferentes pontos de vista e interpretações, o filme mostra de forma singela como a falta de comunicação pode atrapalhar a relação entre mãe e filha.
Por Renata Fernandes
Atualizado em 6 Mai 2019.